Feminismos e a formação de professoras de inglês com crianças: uma aposta epistemológica sobre o currículo emergente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTonelli, Juliana Reichert Assunção-
Autor(es): dc.contributorDuboc, Ana Paula-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Rita de Cássia Barbirato Thomaz de-
Autor(es): dc.contributorMateus, Elaine Fernandes-
Autor(es): dc.contributorGimenez, Telma Nunes-
Autor(es): dc.creatorCosta, Mariana Furio da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:57:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:57:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977651-
Descrição: dc.descriptionA tese propõe investigar as praxiologias de formação de professoras para o ensino de língua inglesa com crianças (LICC) via pressupostos teórico-metodológicos da Análise Crítica do Discurso (ACD) (FAIRCLOUGH, 2016) e das teorias feministas subalternas (VERGÈS, 2020; CURIEL, 2020; LUGONES, 2008 entre outras). A investigação se localiza no paradigma qualitativo crítico (DENZIN et al., 2017; COHEN et al., 2007) e segue orientação anticolonial. Tento responder ao questionamento: “De que maneira se constitui currículo que emerge nas praxiologias de formação de professoras de LICC?” propondo dois objetivos: delinear o currículo que emerge nas praxiologias de formação; e analisar os sentidos de currículo que emergem. Por sua vez, para responder à segunda questão: “De que maneira(s) o currículo que emerge reage aos desafios contemporâneos da formação de professoras para o ensino LICC?”, mais dois objetivos são propostos: Identificar sentidos de currículo que se alinham ao sistema-mundo moderno/colonial de gênero e às características do heteropatriarcado que pré-estabelecem a performance de gênero de professoras de LICC; e identificar aquelas que contestam o sistema-mundo moderno/colonial de gênero e características do heteropatriarcado. Conceitos nos campos da Linguística Aplicada Crítica (MOITA-LOPES, 2006; SZUNDY; FABRÍCIO, 2019); da teoria pós-crítica de Currículo (SILVA, 2020; LANDULFO, 2022); e de correntes anticoloniais (RUFINO, 2019) também perspectivam o desenvolvimento das discussões propostas.-
Descrição: dc.descriptionThe thesis proposes to investigate the praxiologies of teacher training for English language teaching with children (LICC) via the theoretical and methodological assumptions of Critical Discourse Analysis (CDA) (FAIRCLOUGH, 2016) and subaltern feminist theories (VERGÈS, 2020; CURIEL, 2020; LUGONES, 2008 among others). The research is located within the critical qualitative paradigm (DENZIN et al., 2017; COHEN et al., 2007) and follows an anticolonial orientation. I attempt to answer the question, “In what ways is curriculum constituted that emerges in the training praxiologies of female LICC teachers?” by proposing two objectives: to delineate the curriculum that emerges in the training praxiologies; and to analyze the meanings of curriculum that emerges. In turn, to answer the second question, “In what way(s) does the curriculum that emerges respond to the contemporary challenges of training women teachers to teach LICC?”, two more objectives are proposed: to identify senses of curriculum that align with the modern/colonial world-system of gender and characteristics of the hetero-patriarchy that pre-set the gender performance of women teachers of LICC; and to identify those that contest the modern/colonial world-system of gender and characteristics of the heteropatriarchy. Concepts in the fields of Critical Applied Linguistics (MOITA-LOPES, 2006; SZUNDY; FABRÍCIO, 2019); post-critical curriculum theory (SILVA, 2020; LANDULFO, 2022); and anticolonial currents (RUFINO, 2019) also perspective the development of the proposed discussions.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectInglês com crianças-
Palavras-chave: dc.subjectColonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectHeteropatriarcado-
Palavras-chave: dc.subjectAnticolonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Lingüística-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Lingüística-
Palavras-chave: dc.subjectTraining-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish with children-
Palavras-chave: dc.subjectColonialism-
Palavras-chave: dc.subjectHetero-patriarchy-
Palavras-chave: dc.subjectAnticolonialism-
Título: dc.titleFeminismos e a formação de professoras de inglês com crianças: uma aposta epistemológica sobre o currículo emergente-
Título: dc.titleFeminisms and the training of teachers of English with children: an epistemological bet over the emergent curriculum-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.