Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPasquini, Regina Célia Guapo [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorFerruzzi, Elaine Cristina-
Autor(es): dc.contributorPires, Magna Natalia Marin-
Autor(es): dc.creatorSilva, Matheus Feliciano da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:56:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:56:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8729-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977642-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de proporcionalidade por meio de Metodologias Ativas Ao considerar a Resolução de Problemas como uma Metodologia Ativa, a proposta anunciada apresenta uma coleção de problemas o ensino de razão e proporção de grandezas Fundamentando-se no trabalho na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática, segundo Onuchic e Allevato (214) com os problemas geradores introduz-se o conteúdo, e a partir dos conhecimentos que os alunos possuem, o professor realiza um trabalho mediador em sala de aula a fim de que os alunos construam soluções para os problemas A partir da resolução, sistematiza-se ou formaliza-se os conceitos desejados Os problemas utilizados na proposta contemplam alguns dos Temas Contemporâneos Transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ligados à realidade dos alunos: Educação Ambiental e Educação para o Consumo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present work aims to present a proposal for the teaching of proportionality through Active Methodologies When considering Problem Solving as an Active Methodology, the announced proposal presents a collection of problems for the teaching of ratio and proportion of quantities Based on the work in the Teaching-Learning-Assessment Methodology of Mathematics, according to Onuchic and Allevato (214) with the generating problems, the content is introduced, and from the knowledge that the students have, the teacher performs a mediating work in classroom in order for students to build solutions to problems From the resolution, the desired concepts are systematized or formalized The problems used in the proposal include some of the Transversal Contemporary Themes present in the National Common Curricular Base (BNCC), linked to the reality of students: Environmental Education and Education for Consumption-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationMatemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectSolução de problemas-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia ativa-
Palavras-chave: dc.subjectProporção (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectRazão e proporção-
Palavras-chave: dc.subjectProblem solving-
Palavras-chave: dc.subjectActive methodology-
Palavras-chave: dc.subjectProportion (Mathematics)-
Palavras-chave: dc.subjectRatio and proportion-
Título: dc.titleRazão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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