Ensino da física nuclear para ensino médio com ênfase em datação por Carbono-14: uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorParreira, Paulo Sérgio-
Autor(es): dc.contributorFujii, Américo Tsuneo-
Autor(es): dc.contributorLopes, Fábio-
Autor(es): dc.contributorPiratelo, Marcus Vinícius Martinez-
Autor(es): dc.creatorSilva, Maria Madalena da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:56:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:56:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17156-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977606-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa foi à elaboração de um produto educacional, com uma abordagem temática da Física Nuclear para estudantes do Ensino Médio, com ênfase em Datação por Carbono-14, dentro de uma visão holística, visando proporcionar uma proposta pedagógica que viabilize a transposição didática do conhecimento científico. Assim, nessa perspectiva foram empregados recursos tecnológicos como simuladores, que permitiu ao aluno interação com as informações teóricas contempladas, como também partir da teoria considerando o conhecimento prévio do aluno, na intenção de estimular a reflexão, e fazer com que o aluno participasse de forma ativa nas discussões e atividades propostas dentro da teoria de aprendizagem significativa proposta por Ausubel. Foi elaborada uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) nesse âmbito e, aplicada a alunos da terceira série do ensino médio. Os dados foram coletados por meio de questionário, com a finalidade de analisar se a proposta foi bem sucedida. Como resultado final observa-se que a proposta obteve resultados positivos, frente ao esperado, possibilitando aos alunos aprendizagem do assunto e aproximando-os de ferramentas tecnológicas que auxiliam no ensino-aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this research was the development of an educational product, with a thematic approach to Nuclear Physics, for high school students with an emphasis on Carbon 14 dating, within a holistic view, aiming to provide a pedagogical proposal that enables the didactic transposition of scientific knowledge . Thus, in this perspective, technological resources such as simulators were used, which allowed the student to interact with the theoretical information contemplated, as well as starting from the theory considering the student's prior knowledge, with the intention of stimulating reflection, and making the student participate in an active way. in the discussions and activities proposed within the theory of meaningful learning proposed by Ausubel. A potentially significant teaching unit (UEPS) was created in this context and applied to third grade high school students. Data were collected through a questionnaire in order to analyze whether the proposal was successful. As a final result, it is observed that the proposal obtained positive results compared to what was expected, seeking students to learn about the subject and bringing them closer to technological tools that help in teaching and learning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Física-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica Nuclear-
Palavras-chave: dc.subjectDatação por Carbono-14-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Física-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectNuclear Physics-
Palavras-chave: dc.subjectCarbon 14 Dating-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful Learning-
Título: dc.titleEnsino da física nuclear para ensino médio com ênfase em datação por Carbono-14: uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).-
Título: dc.titleTeaching Nuclear Physics to High School with an Emphasis on Carbon-14 Dating: A Potentially Significant Teaching Unit (PSTU).-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.