Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Márcia Elisa Teté [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Lúcia Helena Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Cunha, Maria de Fátima da | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Diego Fávaro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:56:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:56:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13874 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977552 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Dissertação com o título A EXPERIÊNCIA DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DE APUCARANA - PR: sujeitos, marketing político e currículo prescrito tem como escopo o processo de implantação do projeto de escolas de Educação em Tempo Integral no município de Apucarana, no norte do Estado do Paraná, considerada a décima-primeira cidade mais populosa do Estado, com uma população estimada em aproximadamente 12 habitantes O trabalho é circunscrito ao período contemporâneo, compreendido entre os anos de 21 e 212 Salienta-se que o recorte temporal corresponde a primeira década do projeto, desde seu planejamento, discussão, implantação e desenvolvimento O texto foi desenvolvido nos seguintes eixos: perspectivas históricas sobre as escolas de Tempo Integral, as experiências que anteriormente ocorreram no Brasil e as concepções teóricas europeias da Educação Integral; as escolas de Tempo Integral no município de Apucarana, os discursos dos agentes políticos envolvidos no processo de implantação do projeto e a concepção de Escola de Tempo Integral no que se refere a concepção curricular Salienta-se que o presente trabalho desenvolveu-se através de uma pesquisa e análise de fontes orais com os sujeitos envolvidos e fontes documentais como análises de jornais do período, leis e projeto curricular da proposta com o intuito de compreender qual a concepção de escola foi planejada pelos seus idealizadores e qual tipo de proposta foi aplicada | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The dissertation titled THE EXPERIENCE OF SCHOOLS OF FULL TIME APUCARANA - PR: subject, political marketing and prescribed curriculum is scoped to the process of implementing the project schools in Full Time Education in the city of Apucarana, in the northern state of Paraná, considered the tenth-first most populous city in the state with an estimated population of approximately 12, inhabitants The work is confined to the contemporary period, between the years 21 and 212 Was noted that the time frame corresponds to the first decade of the project, from planning, discussion, implementation and development The text was developed in the following areas: Historical perspectives on schools Full Time, experiences that previously occurred in Brazil and European theoretical conceptions of Integral Education; Full-time schools in the municipality of Apucarana discourses of political actors involved in the project implementation process and the design of Full-Time School regarding curriculum design It is noted that the present work was developed through a survey and analysis of oral sources with individuals involved and documentary sources such as newspapers of the period of analysis, laws and curriculum design of the proposal in order to understand what the concept of education was envisioned by its founders and what type of proposal has been applied | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | História Social | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas de tempo integral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação integral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marketing político | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | A experiência das escolas de tempo integral de Apucarana - PR : sujeitos, marketing político e currículo prescrito | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: