Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Zorzo-Veloso, Valdirene Filomena [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Cláudia Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Daniela Nogueira de Moraes | - |
Autor(es): dc.creator | Neri, Juliano Brambilla | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:56:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:56:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9008 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977523 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral oferecer subsídios para potencializar a aprendizagem da habilidade de leitura e compreensão textual em Língua Inglesa com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) por meio de um material didático (MD), mais especificamente um e-book, direcionado ao professor de Língua Inglesa do Ensino Médio A pesquisa surgiu a partir de uma inquietação do pesquisador e de uma cobrança profissional cada vez maior pela melhoria do desempenho dos alunos na avaliação referida Assim, a metodologia do trabalho pauta-se no início de um ciclo da pesquisa-ação, posto que busca compreender o contexto e propor uma ação pedagógica (TELLES, 22), ou seja, por meio de uma análise do contexto profissional propomos atividades que possuem potencial de atender a demanda de um aprimoramento da leitura e compreensão textual Contudo, destaca-se a não implementação do produto profissional por uma questão de caráter temporal A produção do material levou em conta as competências e habilidades dispostas na matriz de referência ENEM, quais sejam, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Além disso, amparou-se nos pressupostos dos autores Vilaça (29) e Leffa (27) para tratar do conceito de material didático e sua adaptação – formas, escopo e etapas; a seguir, letramento (SOARES, 29), multiletramentos (ROJO, 217), letramentos (RIBEIRO, 221), multimodalidade (RIBEIRO, 221), a fim de possibilitar maior contato dos alunos com atividades que se pautam nas competências e habilidades de leitura, compreensão textual e escrita, previstas nos documentos oficiais para o Ensino Médio (EM) Buscou-se com o produto educacional, fornecer subsídios para que esse aluno possa compreender melhor as estratégias, bem como as diversas esferas em que vive, quer seja sob o aspecto social, econômico, cultural e acadêmico, além de respeitar a vivência do outro Para a propositura do MD foi feita uma seleção das provas do ENEM do período de 217 a 22 e, a partir da análise dos gêneros textuais levantados nesse recorte, foram propostas atividades | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work aims to offer subsides to enhance reading and text comprehension abilities for English Language at Brazilian National High School exam (ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio) through the development of a didactic material (DM), more specifically an e-book, aimed at High School (Ensino Médio) English Language teachers The research is a result of the researcher´s worries and attending the professional needs to improve the students´ performance at this exam Thus, the methodology consists of steps of action research, once it focus on understanding the locus and make up a pedagogical action (TELLES, 22) Through an analysis of the professional workplace we produce activities to improve reading and text comprehension However, we stand out the fact that we are not going to implement the material due to lack of timeThe production of the material is based on competences and abilities proposed by reference matrix for ENEM, Curriculum Guidelines for Secondary Education in Foreign Languages (OCEM-LE) and the Brazilian Common Core Curriculum (BNCC) Furthermore, based on what the authors Vilaça (29) and Leffa (27) to deal with the concept of didactic material and its adaptation; on literacy (SOARES, 29), multiliteracies (ROJO, 217), literacies (RIBEIRO, 221), multimodality (RIBEIRO, 221), so we could provide the students more broader contact with reading and text comprehension competences and abilities and available on the official documents We provided an educational product so the student can comprehend better the strategies, as for the diverse environments he is involved in, under the social, economic, cultural, and academic aspects once he can learn to respect one another Thus, the didactic material was created by a selection of 217 to 22 exams for ENEM and the analysis of the textual genres | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Letras Estrangeiras Modernas | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiletramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiliteracy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching materials | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language | - |
Título: dc.title | Reading for ENEM : leitura e compreensão textual em língua inglesa | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: