
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pasquini, Regina Célia Guapo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Araman, Eliane Maria de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Edilaine Pereira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:56:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:56:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13768 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977518 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta investigação, de cunho qualitativo, objetivou identificar, analisar e discutir aspectos do pensamento algébrico manifestados por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao resolverem problemas em um Experimento de Ensino O referencial teórico utilizado reúne informações a respeito de quais processos matemáticos realizados possam ser evidências de que crianças do Ensino Fundamental estejam pensando algebricamente Referimo-nos a aspectos de pensamento algébrico como evidências de habilidades do pensamento matemático, consideradas necessárias para o sucesso em álgebra ao resolverem problemas que envolvem conceitos algébricos A coleta de informações se deu no ano de 212 em uma sala de aula de uma escola pública de Palotina – Pr, por meio da metodologia baseada no Experimento de Ensino, devida a Steffe e Thompson (2) Analisamos três episódios de ensino e registros escritos de dois problemas à luz da Análise de Conteúdo de Bardin (24) Foi possível identificar alguns aspectos de pensamento algébrico nos registros escritos dos estudantes, destacando o desenvolvimento de uma linguagem sincopada para expressar-se matematicamente, a utilização de símbolos não convencionais e convencionais relacionados a conceitos e propriedades, a compreensão dos conceitos envolvidos no problema, a utilização da proporção direta, a resolução de equações por meio de operações inversas, a análise e expressão de relações entre grandezas desconhecidas sem recorrerem a valores específicos, entre outros Além disso, verificamos quais aspectos de pensamento algébrico apresentaram-se com maior e menor frequência e identificamos três modos de pensar matemática apresentados pelos estudantes do 6º ano: i) um modo algébrico de pensar; ii) um modo de pensar limitado por crenças e rotinas; iii) um modo ingênuo de pensar | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research, qualitative slant, aimed to identify, analyze and discuss aspects of algebraic thinking manifested by students of the sixth grade of elementary school to solve problems in an experiment of teaching The theoretical framework used gathers information about which mathematical processes carried out, may be evidence that children of elementary school are thinking algebraically We refer to aspects of algebraic thinking as evidence of mathematical thinking skills, considered necessary for success in algebra to solve problems involving algebraic concepts Information was given in the year 212 in a classroom of a public school of Palotina – Pr, by means of the methodology based on the Experiment of teaching, due to Steffe and Thompson (2) Three teaching episodes and written records of two problems were analyzed in the light of the analysis of content of Bardin (24) It was possible to identify some aspects of algebraic thinking in written records of students, emphasizing the development of a syncopated language to express it mathematically, the use of non-conventional and conventional symbols related to concepts and properties, understanding the concepts involved in the issue, the use of direct proportion, solving equations using inverse operations, the analysis and expression of relationships between unknown quantities without resorting to specific values, among others In addition, we can see which aspects of algebraic thinking presented themselves more often and with less frequency and identify three ways of thinking math presented by the students of the sixth grade: : i) an algebraic way of thinking; ii) a limited way of thinking by beliefs and routines; iii) a naive way of thinking | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Álgebra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Algebra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
| Título: dc.title | Aspectos do pensamento algébrico e da linguagem manifestados por estudantes do 6º ano em um experimento de ensino | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: