
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Laburú, Carlos Eduardo [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lourdes Maria Werle de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Karina Alessandra Pessôa da | - |
| Autor(es): dc.creator | Faria, Renata Aparecida de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:56:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:56:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15918 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977504 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo investiga a coordenação de representações semióticas , isto é , o reconhecimento do mesmo objeto matemático - Função do 1°Grau - em 6 (seis) atividades A investigação apresenta os referenciais dos Multimodos e Múltiplas Representações, com destaque às Funções Pedagógicas ao utilizar uma nova representação, proposta por Shaaron Ainsworth (1999,26) e aspectos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval (24,211) quanto as transformações semióticas de tratamento, conversão e coordenação e a natureza e forma dos diferentes registros de representação semiótica O trabalho foi realizado com estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma Escola Pública do Norte do Paraná no ano letivo de 216, em que a coleta de dados ocorreu durante 9 (nove) aulas , com anotações de observações da pesquisadora, gravação em áudio e fotografias No desenvolvimento das atividades propostas, as interações dialógicas, caracterizadas como um modo representacional ,ocorridas entre estudante/pesquisadora e estudante/estudante possibilitaram a análise quanto às Funções Pedagógicas nas diferentes representações mobilizadas Além de evidenciar as vantagens da multiplicidade representacional no ensino, as resoluções apresentadas pelos estudantes permitiu verificar a integração de referenciais, pois a partir da mobilização de dois ou mais registros de representação, ocorre uma ou mais Função Pedagógica das Múltiplas Representações ao complementar, restringir uma interpretação errônea e/ ou o aprofundar um novo conhecimento | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study investigates the coordination of semiotic representation , that is, the recognition of the same mathematical object - Function of the 1st Degree - in 6 (six) activities The research presents the references of the Multimode and Multiple Representations, with emphasis on the Pedagogical Functions when using a new representation, proposed by Shaaron Ainsworth (1999,26) and aspects of Raymond Duval's Theory of Semiotic Representation Registers (24,211) Semiotic transformations of treatment, conversion and coordination and the nature and form of the different registers of semiotic representation The work was carried out with students of the 1st year of High School of a Public School of the North of Paraná in the academic year of 216, in which the data collection took place during 9 (nine) classes, with annotations of observations of the researcher, recording in audio and photos In the development of the proposed activities, the dialogical interactions , characterized as a representational model ,between student / researcher and student / student made possible the analysis of the Pedagogical Functions in the different mobilized representations In addition to highlighting the advantages of representational multiplicity in teaching, the resolutions presented by the students allowed verification of the integration of references, since from the mobilization of two or more records of representation, one or more Pedagogical Function of the Multiple Representations occurs when complementing, restricting a misinterpretation and / or deepening of new knowledge | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Funções (Matemática) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
| Título: dc.title | Integração multimodal e coordenação de representações semióticas em atividades de função do 1° grau | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: