Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Passos, Marinez Meneghello [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Nardi, Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Arruda, Sergio de Mello | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, Lilian Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:56:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:56:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14853 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977487 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa, qualitativa em sua natureza, tem o objetivo de investigar a formação de pesquisadores em Ensino de Ciências e Educação Matemática, no contexto de um grupo de pesquisa denominado Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM) Para tanto, utilizamos como acervo 116 Memórias – metodologia de coleta de dados desenvolvida pelos membros do grupo e elaboradas entre os anos de 27 e 212 Em analogia com os Focos da Aprendizagem Científica de Ciências, construímos os Focos da Aprendizagem para a Pesquisa (FAP) e neles articulamos esta aprendizagem mediante seis eixos: 1 Interesse [envolvimento com a pesquisa]; 2 Conhecimento [aprendizado dos principais referenciais teóricos da área]; 3 Metodologia [aprendizado dos métodos e técnicas de coleta e organização dos dados]; 4 Criatividade [articulação dos referenciais teóricos e dados]; 5 Comunidade [participação em uma comunidade de pesquisa]; 6 Identidade [visão de si mesmo como pesquisador] Para levantamento bibliográfico das Memórias e também para análise das falas de três sujeitos de pesquisa nos pautamos nos procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva Realizou-se ainda, uma entrevista semiestruturada com cada sujeito, com a finalidade de coletar dados complementares que identificassem fatores considerados pelos mesmos, como importantes na formação para a pesquisa Mediante toda a análise realizada percebemos que as discussões das reuniões têm tratado, principalmente, de questões de ordem metodológica, articulações entre referenciais teóricos e dados e divulgação dos resultados das investigações em diferentes comunidades de pesquisa Além disso, os sujeitos de pesquisa apontam a aprendizagem da pesquisa na participação nas disciplinas do mestrado e do doutorado, no estágio de docência na graduação e, principalmente, nas reuniões do grupo que, segundo os mesmos, constituem um momento de avaliação e aprimoramento das análises realizadas, bem como fornecem apoio e segurança para se tornarem pesquisadores emancipados, o que condiz com a evidenciação, nas Memórias, do discurso da pesquisa orientada e da pesquisa autônoma | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research, qualitative in nature, aims to investigate the formation of researchers in the Science Teaching and Mathematics Education in the context of a research group called Education in Science and Mathematics (EDUCIM) We used a collection of 116 Memories - methodology for data collection developed by the group members and compiled between the years 27 and 212 In analogy with focuses Scientific Learning Sciences, we built the focuses of Learning for Research (FAP) and articulate this learning on them through six axes: 1 Interest [involvement with the research] 2 knowledge [learning major theoretical of the area] 3 Methodology [learning the methods and techniques of collecting and organizing data] 4 Creativity [theoretical and data articulation] 5 Community [participation in a research community] 6 Identity [view of himself as a researcher] For bibliographic survey of Memories and also for analysis of three subjects research speeches we based in the methodological procedures of Discursive Textual Analysis Was also held, a semistructured interview with each individual, in order to collect additional data that could identify factors considered by them as important in research to formation Through the analysis performed noticed that discussions of the meetings have dealt mainly of methodological issues, linkages between theoretical references with data and dissemination of research results in different research communities In addition, the subjects pointed to research learning in participation in the disciplines of master's and doctorate, in supervised training teaching, and especially in the meetings of the group, according to them, constitute as a moment of evaluation and improvement of analyzes performed, as well provide support and security to become emancipated researchers, which is consistent with the evidenciation, in the Memories, speaking of oriented research and autonomous research | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Londrina (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research groups | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sciences - Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching (Higher) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Título: dc.title | Tornando-se pesquisadores : um estudo a partir da análise de memórias de um grupo de pesquisa em educação em ciências e matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: