A importância da política de assistência estudantil da UNILAB para a permanência de estudantes da Guiné-Bissau

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRocha, Andréa Pires-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Ricardino Jacinto Dumas-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Wagner Roberto do-
Autor(es): dc.creatorBaticam, Sandra Trícia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:56:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:56:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18776-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977479-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo analisar a importância das ações do Programa de Assistência ao Estudante (PAES) na garantia da permanência de estudantes guineenses na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). A política de assistência estudantil, compreendida como um conjunto de princípios e diretrizes voltados à implementação de ações que garantam o acesso, a permanência e a conclusão dos cursos de graduação dos estudantes no ensino superior, exerce uma função fundamental na promoção da inclusão social e no fortalecimento do direito à educação superior, especialmente no âmbito da cooperação internacional. O trabalho se justifica pela sua importância no campo das Ciências Humanas e Sociais, com ênfase em políticas de assistência estudantil, partindo de reflexões sobre a garantia do direito à educação superior em um programa de cooperação internacional, colocando estudantes guineenses como sujeitos da pesquisa, os quais apresentaram suas percepções sobre o Programa de Assistência ao Estudante da UNILAB. Para a coleta de dados da pesquisa, foi realizado uma pesquisa de campo na UNILAB, no Ceará, em agosto e setembro de 2024, aplicando os questionários por meio de um formulário digital do Google Forms, enviados por e-mail aos 698 estudantes guineenses matriculados nos cursos de graduação presencial, e obteve a resposta de 100 estudantes. Os resultados da pesquisa revelaram que o PAES, embora não atenda completamente às necessidades de permanência dos estudantes na universidade, desempenha um papel importante ao garantir parcialmente essas condições e contribuir para a redução das desigualdades socioeconômicas dos estudantes guineenses, por meio da concessão de diferentes modalidades de auxílios. Porém, a pesquisa concluiu que ainda está muito longe do Estado brasileiro garantir assistência estudantil capaz de garantir a permanência efetiva das/dos estudantes guineenses. Pois, as respostas dos estudantes participantes evidenciaram lacunas significativas, como a insuficiência dos valores dos auxílios, a falta de assistência adequada à saúde, questões relacionadas à integração, moradia, alimentação, racismo, preconceito, entre outros aspectos. Neste caso, cabe também a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (PROPAE) buscar meios para aprimorar sua política de assistência estudantil interna. Ao final da escrita da dissertação, a universidade havia aprovado recentemente a Portaria nº 174, de 15 de janeiro de 2025, que aprimora e reformula sua política com o objetivo de torná-la mais eficaz e inclusiva, indo ao encontro da Política Nacional de Assistência Estudantil, aprovada em 2024, importante conquista da luta pelo direito à educação pública, gratuita e de qualidade.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to analyze the importance of the actions of the Student Assistance Program (PAES) in ensuring the retention of Guinean students at the University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB). Student assistance policy, understood as a set of principles and guidelines aimed at implementing actions that guarantee access to, retention in, and completion of undergraduate courses in higher education, plays a fundamental role in promoting social inclusion and strengthening the right to higher education, especially within the scope of international cooperation. The relevance of this study lies in its contribution to the field of Human and Social Sciences, with an emphasis on student assistance policies. It is based on reflections regarding the guarantee of the right to higher education within an international cooperation program, focusing on Guinean students as research subjects who shared their perceptions of the Student Assistance Program at UNILAB. For data collection, a field study was conducted at UNILAB, in Ceará, during August and September 2024. Questionnaires were distributed via a digital Google Forms survey sent by email to the 698 Guinean students enrolled in on-campus undergraduate programs, resulting in responses from 100 students. The research findings revealed that, although PAES does not fully meet all the needs required for student retention at the university, it plays an important role in partially ensuring these conditions and contributes to reducing the socioeconomic inequalities faced by Guinean students through the provision of various types of financial aid. However, the study concludes that the Brazilian state is still far from guaranteeing student assistance capable of effectively ensuring the permanence of Guinean students. The responses from participants highlighted significant gaps, such as the inadequacy of the aid amounts, lack of proper health care support, issues related to integration, housing, food, racism, prejudice, among other concerns. In this regard, it is also the responsibility of the Office of Affirmative Policies and Student Affairs (PROPAE) to seek ways to improve its internal student assistance policies. At the time of writing this dissertation, the university had recently approved Ordinance No. 174, dated January 15, 2025, which enhances and reforms its student assistance policy, aiming to make it more effective and inclusive. This new policy aligns with the National Student Assistance Policy, approved in 2024 – an important achievement in the ongoing struggle for the right to free, quality public education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCESA - Departamento de Serviço Social-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectUNILAB-
Palavras-chave: dc.subjectGuiné-Bissau-
Palavras-chave: dc.subjectCooperação internacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectCiências humanas-
Palavras-chave: dc.subjectCiências sociais-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais Aplicadas - Serviço Social-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais Aplicadas - Serviço Social-
Palavras-chave: dc.subjectStudent assistance-
Palavras-chave: dc.subjectUNILAB-
Palavras-chave: dc.subjectGuinea-Bissau-
Palavras-chave: dc.subjectInternacional cooperation-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectSocial inclusion - Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectHuman Sciences-
Palavras-chave: dc.subjectSocial sciences-
Título: dc.titleA importância da política de assistência estudantil da UNILAB para a permanência de estudantes da Guiné-Bissau-
Título: dc.titleThe importance of UNILAB'S student assistance policy for the retention of students from Guinea-Bissau-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.