Escolas não-convencionais: um estudo sobre dispositivos pedagógicos inovadores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Sandra Regina Ferreira de-
Autor(es): dc.contributorGallo, Silvio Donizetti de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorCavallet, Valdo José-
Autor(es): dc.contributorHenning, Leoni Maria Padilha-
Autor(es): dc.contributorHonorato, Tony-
Autor(es): dc.creatorMioto, Luis Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:56:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:56:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17671-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977460-
Descrição: dc.descriptionO foco desta pesquisa são as inovações pedagógicas que aconteceram ao longo da história da educação e as escolas não-convencionais que estão hoje plenamente ativas, escolas que romperam e rompem com o que estamos denominando de “paradigma convencional e hegemônico da educação”, que inovam em suas abordagens e se afastam do modelo das escolas convencionais. Podemos resumir a pergunta principal de nossa pesquisa da seguinte forma: como os dispositivos pedagógicos e de gestão das escolas não-convencionais atuam para afrouxar, romper ou desatar os nós paradigmáticos rígidos do paradigma convencional da educação? Abordamos tal tema analisando os dispositivos pedagógicos e os dispositivos de gestão de diversas escolas ao longo da história e, também, de cinco (5) escolas que estão atualmente em atividade: EMEF Pres. Campos Salles (São Paulo-SP); IFPR Jacarezinho (Jacarezinho-PR); Escola Tiê (Ilhabela-SP); Escola Dendê da Serra (Serra Grande-BA); Escuela Jardín Fabulinus (Buenos Aires – Argentina). Com esta pesquisa, percebemos a força dos nós paradigmáticos convencionais, mas também percebemos a multiplicidade de experiências históricas e a intensidade das escolas não-convencionais presentes em todas regiões do mundo, com suas singulares potências e dificuldades. Para tanto, o método de pesquisa utilizado foi uma mescla de abordagens historiográficas, análises teórico-conceituais, estudos de caso, análise de documentos internos das escolas e análise de entrevista de gestores e educadores-
Descrição: dc.descriptionThe focus of this research are the pedagogical innovations that happened throughout the history of education and the unconventional schools that are now fully active, schools that broke and break with what we are calling the conventional and hegemonic paradigm of education, which innovate in their approaches and deviate from the model of conventional schools. We can summarize the main question of our research as follows: how do the pedagogical and management features of unconventional schools act to loosen, break or untie the rigid paradigmatic knots of the conventional education paradigm? We will address this issue by analyzing the pedagogical and management features of several schools throughout history and also of five (5) schools that are currently in activity: EMEF Pres. Campos Salles (São Paulo-SP); IFPR Jacarezinho (Jacarezinho-PR); Tiê School (Ilhabela-SP); Dendê da Serra School (Serra Grande-BA); Escuela Jardín Fabulinus (Buenos Aires – Argentina). With this research, we perceive the strength of conventional paradigmatic knots, but we also perceive the multiplicity of historical experiences and the intensity of unconventional schools present in all regions of the world, with their unique strengths and difficulties. For that, the research method used is a mixture of historiographical approaches, theoretical-conceptual analyses, case studies, analysis of internal documents of schools and analysis of interviews with managers and educators-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCECA - Departamento de Educação-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas não-convencionais-
Palavras-chave: dc.subjectParadigma educacional-
Palavras-chave: dc.subjectDispositivos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectInovações pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas convencionais-
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectUnconventional schools-
Palavras-chave: dc.subjecteducational paradigm-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical features-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical innovations-
Palavras-chave: dc.subjectConventional schools-
Palavras-chave: dc.subjectSchool management-
Título: dc.titleEscolas não-convencionais: um estudo sobre dispositivos pedagógicos inovadores-
Título: dc.titleUnconventional schools: a study on innovative pedagogical devices-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.