Leis federais nº 10.639/03 e nº 11.645/08 no ensino de inglês : contribuições sob a perspectiva da narrativa visual, do lapbook e dos jogos Boole

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Claudia Cristina [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorPerrude, Marleide Rodrigues da Silva-
Autor(es): dc.contributorZorzo-Veloso, Valdirene Filomena-
Autor(es): dc.contributorMontañes, Amanda Pérez [Coorientadora]-
Autor(es): dc.creatorSouza, Marlei Budny dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:56:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:56:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11436-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977425-
Descrição: dc.descriptionResumo: A cultura possui um papel relevante na educação por complementar o próprio currículo proposto Segundo este viés, o presente estudo tem por objetivo valorizar e incentivar a implementação dos aspectos africano, afro-brasileiro e indígena (BRASIL, 23; BRASIL, 24; BRASIL, 28) em sala de aula por meio de propostas de atividades diversificadas e interdisciplinares, aqui representadas mediante confecção de um lapbook (NEBOT, 217; SCOTT, 218) temático a partir da leitura e análise da obra 5 Anos (RENNÓ, 1999) A elaboração da teoria que embasa a construção deste instrumento pedagógico parte de estudos acerca de portfólio (COTTA; COSTA, 216; SHORES, 212; VILLAS BOAS, 212) A proposta se inicia a partir da leitura de uma narrativa visual (FERREIRA, 219, RODRIGUES, 212) e a abrangência da temática proposta por meio de atividades interdisciplinares Em língua inglesa, sugerimos a utilização dos jogos Boole (GIRELLI; BEZERRA, 213a; GIRELLI; BEZERRA, 213b; MELLO; MELLO, 211), que envolve raciocínio lógico e afirmações para a resolução de problemas Entendemos que práticas pedagógicas que abordem tais temas têm sido incorporadas ao currículo escolar, no entanto, muitas vezes, por obrigatoriedade de lei e de maneira que as comunidades a ela relacionadas nem sempre valorizadas de maneira positiva Partimos de recursos que privilegiem ações afirmativas (JOHANN, 217; MUNANGA, 21) a fim de minimizar práticas de racismo e preconceito no ambiente escolar Utilizamos como metodologia revisão bibliográfica e apresentação de instrumento de registro para avaliação de lapbook, além da elaboração do jogo propriamente dito Deste modo, sugerimos uma prática pedagógica que valorize a inclusão mediante temáticas que a ela estejam relacionadas Como contribuição, esperamos favorecer a inserção das culturas africana, afro-brasileira e indígena em sala de aula de modo mais prático e de maneira que possibilite a interdisciplinaridade e, consequentemente, acarrete a (re)significação e (re)valorização da identidade nacional-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Culture has a relevant role in education by complementing the curriculum itself According to this view, this study aims at enriching and reinforcing the implementation of African, Afro-Brazilian and indigenous aspects (BRASIL, 23; BRASIL, 24; BRASIL, 28) in classroom through diverse and interdisciplinary activities proposals, represented here by means of a thematic lapbook production (NEBOT, 217; SCOTT, 218) based on the reading and analysis of the 5 Anos book (RENNÓ, 1999) The elaboration of the theory that establishes the construction of this pedagogical instrument starts from studies about portfolio (COTTA; COSTA, 216; SHORES, 212; VILLAS BOAS, 212) The proposal begins with the reading of a visual narrative (FERREIRA, 219, RODRIGUES, 212) and the scope of the proposed theme through interdisciplinary activities In English, we propose the use of Boolean games (GIRELLI; BEZERRA, 213a; GIRELLI; BEZERRA, 213b; MELLO; MELLO, 211), which involves logical reasoning and affirmations for problem solving We understand that pedagogical practices which address such themes have been incorporated into the school curriculum, however, often, by law and in a way that these related communities are not always noticed in a positive way We start from resources that favor affirmative action (JOHANN, 217; MUNANGA, 21) in order to minimize practices of racism and prejudice in the school environment We used as its methodology bibliographical review and a registry instrument presentation for lapbook evaluation, besides the elaboration of the game itself In this way, we suggest a pedagogical practice that values inclusion through themes that are related to it As a contribution, we hope to favor the insertion of African, Afro-Brazilian and indigenous cultures in classroom in a more practical way and in such a way that allows interdisciplinarity and, consequently, entails (re) signification and (re) valorization of the national identity-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationLetras Estrangeiras Modernas-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas-
Palavras-chave: dc.subjectLap books-
Palavras-chave: dc.subjectJogos Boole-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language-
Palavras-chave: dc.subjectBig books-
Palavras-chave: dc.subjectBoole games-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleLeis federais nº 10.639/03 e nº 11.645/08 no ensino de inglês : contribuições sob a perspectiva da narrativa visual, do lapbook e dos jogos Boole-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.