Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, João Ricardo Viola dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade | - |
Autor(es): dc.contributor | Linardi, Patrícia Rosana | - |
Autor(es): dc.creator | Gereti, Laís Cristina Viel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:56:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:56:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16370 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977400 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa tem como objetivo produzir uma discussão a respeito de legitimidades da disciplina de Cálculo na formação inicial de professores de Matemática Com base em um levantamento de pesquisas acerca do Cálculo na Licenciatura em Matemática, produzimos a trajetória dessa investigação Escolhemos o Modelo dos Campos Semânticos como referencial teórico-metodológico e utilizamos, também, a História Oral para realizar as textualizações de entrevistas com professores formadores e da Educação Básica Por meio delas, e das discussões a respeito de currículo e de formação matemática de professores de Matemática, produzimos legitmidades, afirmando que não deveria ter uma disciplina de Cálculo para a Licenciatura em Matemática As textualizações referem-se a possíveis legitimidades produzidas para a disciplina de Cálculo e possíveis formações para a Licenciatura em Matemática | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The research aims to produce a discussion about the legitimacies of the discipline of Calculus in the mathematics teacher education Based on a survey of research on Calculus in the Mathematics Degree, we have produced the trajectory of this investigation We chose the Model of Semantic Fields as a theoretical-methodological reference and we also use Oral History to carry out the textualizations of interviews with teachers trainer and of elementary/secondary school levels Through them and the discussions about curriculum and mathematical preparation of mathematics teachers, we produce legitimacy, stating the there should not have a Calculus for the Mathematics Degree The textualizations refer to possible legitimacies produced for the discipline of Calculus and possible preparations for Mathematics Degree | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo diferencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Differential calculus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calculus, Integral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teachers - Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Delineando uma pesquisa : legitimidades para a disciplina de cálculo na formação do professor de matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: