Delineando uma pesquisa : legitimidades para a disciplina de cálculo na formação do professor de matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSavioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorSantos, João Ricardo Viola dos-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
Autor(es): dc.contributorCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade-
Autor(es): dc.contributorLinardi, Patrícia Rosana-
Autor(es): dc.creatorGereti, Laís Cristina Viel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:56:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:56:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16370-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977400-
Descrição: dc.descriptionResumo: A pesquisa tem como objetivo produzir uma discussão a respeito de legitimidades da disciplina de Cálculo na formação inicial de professores de Matemática Com base em um levantamento de pesquisas acerca do Cálculo na Licenciatura em Matemática, produzimos a trajetória dessa investigação Escolhemos o Modelo dos Campos Semânticos como referencial teórico-metodológico e utilizamos, também, a História Oral para realizar as textualizações de entrevistas com professores formadores e da Educação Básica Por meio delas, e das discussões a respeito de currículo e de formação matemática de professores de Matemática, produzimos legitmidades, afirmando que não deveria ter uma disciplina de Cálculo para a Licenciatura em Matemática As textualizações referem-se a possíveis legitimidades produzidas para a disciplina de Cálculo e possíveis formações para a Licenciatura em Matemática-
Descrição: dc.descriptionTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The research aims to produce a discussion about the legitimacies of the discipline of Calculus in the mathematics teacher education Based on a survey of research on Calculus in the Mathematics Degree, we have produced the trajectory of this investigation We chose the Model of Semantic Fields as a theoretical-methodological reference and we also use Oral History to carry out the textualizations of interviews with teachers trainer and of elementary/secondary school levels Through them and the discussions about curriculum and mathematical preparation of mathematics teachers, we produce legitimacy, stating the there should not have a Calculus for the Mathematics Degree The textualizations refer to possible legitimacies produced for the discipline of Calculus and possible preparations for Mathematics Degree-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationDoutorado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo diferencial-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectDifferential calculus-
Palavras-chave: dc.subjectCalculus, Integral-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics teachers - Training of-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleDelineando uma pesquisa : legitimidades para a disciplina de cálculo na formação do professor de matemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.