Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Elvira Lopes [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Karwoski, Acir Mário | - |
Autor(es): dc.contributor | Limoli, Loredana | - |
Autor(es): dc.contributor | Mafra, Núbio Delanne Ferraz | - |
Autor(es): dc.creator | Coêlho, Célia Tamara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:56:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:56:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13449 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977387 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo da pesquisa é de contribuir para o estudo das potencialidades sócio-históricas, discursivas e multimodais da revista de Mangá One Piece (Volume 1), considerando a necessidade do desenvolvimento de ações didáticopedagógicas que possam contribuir para o estudo escolar de gêneros multimodais, ou seja, aqueles que relacionam em sua estrutura a linguagem verbal e não verbal, tais como a gestual, sonora e imagética (KRESS & VAN LEEUWEN, 26; 21) Para tanto, desenvolvemos uma análise descritiva e interpretativa dos potenciais narrativos e conceituais do Mangá One Piece (1) de forma a contemplar em nosso estudo a relação entre essas diferentes formas de expressão e seus múltiplos modos semióticos (STOCKL, 26) Primeiramente, buscamos demonstrar que são insuficientes as análises parciais de gêneros multimodais como os mangás, uma vez que a narrativa híbrida desse gênero realiza-se em um único ato enunciativo com a finalidade comunicacional de entreter o leitor que se materializa em duas semioses Em um segundo momento da pesquisa, buscamos embasar o Mangá One Piece em uma narrativa icônico-verbal partindo das categorias da teoria da narratologia de Labov & Waletzky (1967) para chegarmos aos aportes do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 26; 28; SCHNEUWLY, 24; NASCIMENTO, 29), que postulam o estudo das produções verbais em suas dimensões empíricas, no que diz respeito às questões contextuais, discursivas e enunciativas referentes ao enquadramento desse mangá no agrupamento de gêneros da ordem do narrar, com predominância do discurso interativo por apresentar grande incidência de dêixis interna nos diálogos das personagens Finalmente, buscamos dados em análises descritivas e interpretativas a respeito do potencial narrativo e retórico da imagem, enquanto fonte referencial e avaliativa do enredo Assim, nos voltamos novamente para a teoria da multimodalidade (KRESS & VAN LEEUWEN, 26; 21), ao propor que a apreensão do significado acontece por meio do entrelaçamento narrativo e conceitual entre linguagem verbal e linguagem não verbal Os dados remetem à conclusão de que o mangá One Piece constitui um enredo que é simbolizado por meio das metafunções (HALLIDY, 1994; 24) e por elementos funcionais e estruturais da narração que constituem um gênero textual multimodal pertinente para o ensino-aprendizagem de línguas pelos seus aspectos lúdicos e multiculturais | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Etudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The objective of this research is to contribute the potential socio-historical, discursive and multimodal magazine Mangá One Piece (1), considering the need to develop didactic-pedagogical actions that may contribute to the study of school multimodal genres, or those that relate to its structure the verbal and nonverbal language, such as gesture, sound and imagery (KRESS & VAN LEEUWEN, 26, 21) We develop a descriptive analysis and interpretive potential of narrative and conceptual Mangá One Piece (1) to take account in our study the relationship between these different forms of expression and its multiple semiotic modes (STOCKL, 26) First, we demonstrate that the analyzes are insufficient partial multimodal genres like mangá, since the hybrid narrative of this kind takes place in a single act of enunciation of communication for the purpose of entertaining the reader with two materialized semiosis n a second stage of research, we base the manga One Piece in a narrative-verbal iconic building on the theory of categories of narratology Labov & Waletzky (1967) to get to the contributions of interactionism sociodiscursivo (BRONCKART, 26, 28; SCHNEUWLY, 24 ; NASCIMENTO, 29), which postulate the study of verbal productions in their empirical dimensions, with regard to contextual issues, discursive and enunciative framework for the mangá in this group of genera of the order of Narrate, with predominance of the discourse by presenting interactive high incidence of deixis in the internal dialogues of the characters Finally, we sought descriptive data analysis and interpretation about the potential of narrative and rhetorical image, as a source of reference and evaluation of the plot Thus, we turn again to the theory of multimodality (KRESS & VAN LEEUWEN, 26, 21) by proposing that the apprehension of meaning occurs through narrative and conceptual entanglement between verbal and nonverbal language The data refer to the conclusion that the manga One Piece is a plot that is symbolized by the metafunctions (HALLIDY, 1994, 24) and structural and functional elements of the narration which is a multimodal genre relevant to the teaching and learning of languages for its recreational and multicultural aspects | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interacionismo sociodiscursivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comics strips | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socio-discursive interactionism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language - audiovisual resources | - |
Título: dc.title | Mangá : aspectos sócio-históricos, discursivos e multimodais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: