Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Gazire, Eliane Scheid | - |
Autor(es): dc.contributor | Savioli, Angela Marta Pereira das Dores | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Maria Tereza Carneiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Magna Natalia Marin | - |
Autor(es): dc.contributor | Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] | - |
Autor(es): dc.creator | Schastai, Marta Burda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:56:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:56:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16176 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977385 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta tese foi orientada e elaborada à luz da Educação Matemática Realística O tema de pesquisa “cotejar o Quadro Teórico do Desenvolvimento do Pensamento Matemático de David Tall e a abordagem Educação Matemática Realística para buscar identificar a existência ou não de aproximações” foi delimitado a partir da percepção de que, no processo de ensino e aprendizagem da matemática escolar na perspectiva da RME, de um lado, há interferência de “agentes” perceptíveis, tais como a interação entre estudantes, entre professor e estudante; e, de outro, uma ação cognitiva que é individual do estudante / do professor, no processo de matematizar, de fazer matemática É uma investigação de cunho especulativo Inicia com a apresentação do contexto em que a pesquisa foi realizada e dos procedimentos de investigação Apresenta a Educação Matemática Realística, seus princípios, e a trajetória de ensino-aprendizagem desenvolvida no projeto TAL: estudo desenvolvido por David Tall, mais especificamente, a Teoria dos Três Mundos da Matemática e o Quadro Teórico do Desenvolvimento do Pensamento Matemático, com foco na matemática e nas características do currículo, da dinâmica de sala de aula, do papel do professor e do papel do aluno em uma abordagem natural de ensino e aprendizagem Identifica-se como fio condutor a aprendizagem com significado e, após essa constatação, traça-se um paralelo entre os princípios da RME e o Quadro Teórico do Desenvolvimento do Pensamento Matemático Considera-se que Tall, ao desenvolver a Teoria dos Três Mundos da Matemática, traça um "mapa" que dá pistas gerais,e que Freudenthal desenvolve um "guia" que guia o guia para uma viagem significativa Em ambos, quem constrói o "roteiro" é o viajante | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This thesis was oriented and elaborated in the light of Realistic Mathematics Education approach The research theme "analyze through compare the Theoretical Framework of the Development of Mathematical Thinking by David Tall and the Realistic Mathematics Education approach looking for identify the existence or not of approximations" was delimited from the perception that in the process of teaching and learning mathematics from the RME perspective, on the one hand, there is interference from perceptible "agents", such as the interaction between students, between teacher and student; and, on the other hand, a cognitive action that is individual of the student / teacher, in the process of mathematizing, of doing mathematics It is a speculative investigation It begins with the presentation of the context in which the research was carried out and of the investigation procedures We present the Realistic Mathematics Education, its principles, and the teaching-learning trajectory developed in the TAL project: study developed by David Tall, more specifically, The Theory of the Three Worlds of Mathematics and the Theoretical Framework of the Development of Mathematical Thinking, focusing on mathematics and curriculum characteristics, classroom dynamics, the role of the teacher and of the student in a natural approach of teaching and learning It is identified as a conductor yarn the learning with meaning and, after this, a parallel is drawn between the RME principles and the Theoretical Framework of the Development of Mathematical Thinking It consider that Tall, when developing the Theory of the Three Worlds of Mathematics, trace a "map" that gives general clues, and that Freudenthal develops a "guide" that guides the guider to a meaningful journey In both, who builds the "itinerary" is the traveler | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Título: dc.title | Tall e educação matemática realística : algumas aproximações | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: