Uma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBuriasco, Regina Luzia Corio de-
Autor(es): dc.contributorCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade-
Autor(es): dc.contributorPires, Célia Maria Carolino-
Autor(es): dc.creatorAlves, Rose Mary Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:55:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:55:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2006-04-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17505-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977382-
Descrição: dc.descriptionNa perspectiva de ver a avaliação como um dos fios condutores da busca do conhecimento, entendendo-a como um processo que descreve o que os alunos sabem e são capazes de realizar em matemática, é que esta investigação analisa a produção escrita de alunos do Ensino Médio em Questões Abertas de Matemática. O presente trabalho apresenta uma investigação de natureza qualitativa dos registros escritos de alunos da 3ª série do Ensino Médio. Para isto, foram utilizadas 44 provas retiradas de uma amostra estadual da Prova de Questões Abertas de Matemática da Avaliação de Rendimento Escolar do Estado do Paraná ? AVA/2002. Com base na interpretação do que foi registrado buscou-se compreender como eles utilizaram as informações contidas no enunciado das questões, identificando os acertos e os erros mais freqüentes e sua natureza, as estratégias/procedimentos usados, o modo como essa produção escrita se configura, se esta apresenta marcas de conteúdo matemático compatível com o seu nível de escolaridade, assim como, indícios da presença do pensamento algébrico. Esta investigação mostra, dentre outros, que uma grande dificuldade apresentada pelos alunos está relacionada à leitura e interpretação dos enunciados das questões; que eles buscam estratégias e procedimentos próprios para resolvê-las, e que, poucos utilizam conteúdo matemático compatível com seu nível de escolaridade.-
Descrição: dc.descriptionIn the perspective of seeing the evaluation as one of the conductor wires of the knowledge search, understanding it as a process that describes what students know and what they are able to do in mathematics, this investigation analises the written registers of high school students in open questions mathematics. The present work shows a qualitative nature investigation of the 44 students written registers from a state sample of the Open Question Mathematics test of the school performance evaluation of Paraná State ? AVA/2002. Based on interpretation of what has been registered, we tried to understand how they used the information showing in the question, identifying the most frequent rights and wrongs and their nature/procedure used, the way this written production shows as well as if it shows signs of Mathematics content compatible with their school level, like algebraic thinking presence signs. This investigation presents, among others, that a big difficulty showed by students is related to the information showing in the question reading and understanding; students search for strategies and own procedures to solve the questions, and a few of them use mathematics content compatible with their school level.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAcertos e Erros-
Palavras-chave: dc.subjectRegistros Escritos-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita Algébrica-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics assessment-
Palavras-chave: dc.subjectRights and wrongs-
Palavras-chave: dc.subjectWritten registers-
Palavras-chave: dc.subjectWritten algebraic-
Título: dc.titleUma análise da produção escrita de alunos do ensino médio em questões abertas de matemática-
Título: dc.titleA written production annalysis from high school students in Open questions mathematics-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.