O que dizem os professores formadores sobre a identidade profissional, saberes e práticas : o caso da licenciatura em matemática do IFG

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSavioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorBianchini, Bárbara Lutaif-
Autor(es): dc.contributorVaz, Duelci Aparecido de Freitas-
Autor(es): dc.contributorElias, Henrique Rizek-
Autor(es): dc.contributorArruda, Sergio de Mello-
Autor(es): dc.creatorArruda, Cleberson Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:55:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:55:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16591-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977362-
Descrição: dc.descriptionResumo: O estudo evidencia os entendimentos e as concepções de um grupo de docentes, educadores matemáticos, acerca da identidade, dos saberes e das práticas na formação inicial de professores para a educação básica Trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre o tema: o professor formador do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – câmpus Goiânia As elucubrações teóricas de Alarcão; Beillerot; Fiorentini; Gonçalves; Mizukami; e Passos, balizaram as discussões sobre a referida temática Complementando esse universo teórico, as questões inerentes à identidade e à profissionalidade docente foram orientadas pelos estudos de Dubar; Guimarães; Marcelo Garcia; Monteiro; Nóvoa; Pimenta; Ponte; e Severo Além disso, as contribuições de Pimenta e Tardif constituíram também o suporte teórico para se pensar os saberes e as práticas docentes Em virtude da especificidade do professor formador de novos professores, a temática em análise ratifica a importância dos saberes e da prática na construção da identidade e da profissionalidade docente Tendo em vista as contribuições dos professores partícipes da pesquisa, por meio da realização de entrevistas e da análise de conteúdo referenciada em Bardin e Franco, o estudo revelou que os docentes formadores se apropriam de sua identidade e profissionalidade na formação de novos professores de Matemática Essa apropriação leva em conta a experiência, os saberes e as práticas no contexto dessa formação-
Descrição: dc.descriptionTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The study evidences the understandings and the conceptions of a group of teachers, mathematical educators, about the identity, the knowledge and the practices in the initial formation of teachers for the basic education This is a qualitative research on the subject: the teacher trainer of the degree course in Mathematics of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás - Goiânia campus Theoretical elucubrations of Alarcão; Beillerot; Fiorentini; Gonçalves; Mizukami; and Passos, focused the discussions on this theme Complementing this theoretical universe, the issues inherent to teacher identity and professionalism were guided by Dubar's studies; Guimarães; Marcelo Garcia; Monteiro; Nóvoa; Pimenta; Ponte; and Severo In addition, the contributions of Pimenta and Tardif also constituted the theoretical support for thinking about the knowledge and teaching practices Due to the specificity of the teacher training new teachers, the subject under analysis ratifies the importance of knowledge and practice in the construction of teacher identity and professionalism Considering the contributions of the teachers participating in the research, through interviews and analysis of content referenced in Bardin and Franco, the study revealed that teacher educators take ownership of their identity and professionalism in the training of new teachers of Mathematics This appropriation takes into account the experience, the knowledge and the practices in the context of this formation-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationDoutorado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade profissional-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Título: dc.titleO que dizem os professores formadores sobre a identidade profissional, saberes e práticas : o caso da licenciatura em matemática do IFG-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.