Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kienen, Nádia [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Luca, Gabriel Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Gil, Silvia Regina de Souza Arrabal | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Gislayne de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:55:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:55:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9515 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977361 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Propor objetivos de ensino consiste em uma das tarefas esperadas do professor e essa necessita ser ensinada. Sendo esses propostos de forma clara e precisa, podem auxiliar o professor a planejar e executar condições de ensino que visam a desenvolver comportamentos que permitam ao aluno estabelecer relações mais efetivas com o meio em que vive. O objetivo deste trabalho consistiu em avaliar a eficiência de um programa de ensino para capacitar futuros professores a “estabelecer objetivos de ensino” de programas de aprendizagem. Para isso, o presente trabalho está organizado em três estudos. O Estudo 1 teve por objetivo analisar as contribuições da Análise do Comportamento e da Programação de Ensino para a formação de professores por meio de uma revisão de artigos publicados na área até ano de 2014 sobre o tema. Resultados da análise dos 12 artigos recuperados indicam pouca publicação sobre o tema em forma de artigos, sendo que a Programação de Ensino não foi mencionada em nenhum dos estudos analisados. O Estudo 2 objetivou elaborar um programa de ensino para capacitar futuros professores a “estabelecer objetivos de ensino” de programas de aprendizagem. Essa elaboração foi realizada em seis etapas embasadas em princípios da Programação de Ensino, e resultou em um programa denominado “Estabelecendo Objetivos de Ensino” composto por 54 classes de comportamentos-objetivo organizadas em três unidades de aprendizagem, cujas contingências de ensino foram especificadas considerando condições antecedentes e consequentes às respostas esperadas dos participantes. O Estudo 3 teve por objetivo avaliar a eficiência do programa “Estabelecendo Objetivos de Ensino” para capacitar alunos de graduação de cursos de licenciatura em Ciências Sociais, Filosofia e Geografia a “estabelecer objetivos de ensino” de programas de aprendizagem. A capacitação aconteceu em nove encontros coletivos presenciais com duração de duas horas cada. A avaliação da eficiência do programa consistiu na comparação entre o desempenho inicial e final dos participantes em relação a comportamentos constituintes do programa. Os resultados revelam que, de forma geral, o programa foi eficiente, o que aumenta a probabilidade de professores estabelecerem objetivos de ensino condizentes com necessidades sociais de aprendizagem | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Descrição: dc.description | Abstract: To propose educational objectives is one of the tasks expected of the teacher and this needs to be taught. Being these proposed clearly and accurately it can helps teachers planning and executing teaching conditions aimed at developing behaviors that allow the student to establish more effective relationships with the environment they live in. The aim of this study was to evaluate the efficiency of an teaching program to enable future teachers to establish educational objectives" of learning programs. For this, this work is organized in three studies. The Study 1 aimed to analyze the contributions of Behavior Analysis and Teaching Programming for teacher training through an article’s review published in the area up to 2014 on the subject. Test results of the 12 articles retrieved indicate little publication on the subject on article form, and the Teaching Programming was not mentioned in any of the studies analyzed. Study 2 aimed to develop a teaching program to enable future teachers to "establish educational objectives" of learning programs. It was made in six steps informed at the Teaching Programming principles, and resulted in a program called "Establishing Educational Objectives" consisted by 54 behaviors-objective classes organized into three learning units, whose teaching contingencies were specified considering antecedents and consequentes conditions of the expected responses from participants, considering their reality. Study 3 aimed to evaluate the efficiency of the program "Establishing Educational Objectives" to enable undergraduate students of degree courses in Social Sciences, Philosophy and Geography to "establish educational objectives" of learning programs. The training took place in nine collective face meetings lasting two hours each. The evaluation of program efficiency was realized by comparing the initial and final participant’s performance in relation to the program constituents behavior. The results show that, in general, the program was efficient, which increases the probability of teachers establishing educational goals consistent with social learning needs | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Análise do Comportamento | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Objetivos educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavioral analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Practice teaching | - |
Título: dc.title | "Estabelecer objetivos de ensino" : um programa de ensino para capacitar futuros professores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: