Identidades e memória : a greve dos professores do estado do Paraná de 1988

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMolina, Ana Heloísa [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorCiampi, Helenice-
Autor(es): dc.contributorAlegro, Regina Célia-
Autor(es): dc.creatorMenezes, Fabiane Luzia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:55:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:55:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13884-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977351-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta Dissertação tem como objetivo analisar a memória sobre a greve dos professores da Rede Pública Estadual do Paraná de 1988 Para construir esta análise primeiramente selecionamos reportagens de periódicos do período que se referiam à greve, foram pesquisados dois jornais diários, a Folha de Londrina e O Estado do Paraná Juntamente com a seleção das notícias publicadas nestes veículos analisamos a publicação da entidade representativa dos professores – APP – intitulada Folha do Professor Partindo das discussões proporcionadas pelos periódicos foi elaborado um roteiro de entrevistas direcionado aos professores da rede pública do Estado que participaram daquele movimento grevista A partir dos depoimentos colhidos entre os professores construímos uma análise da construção da memória sobre aquele acontecimento histórico, a fim de compreender uma possível formação identitária com relação àquela greve-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This paper aims to analyze the memory related to the strike of 1988 Parana state public teachers To design this analysis, first of all, were selected news reports of walkout period periodics, were surveyed two daily newspapers, the Folha de Londrina and O Estado do Paraná Jointly with the selection of news published in these vehicles, we analyze the teachers representative entity publication - APP - entitled Folha do Professor Based on discussions provided by the periodics, was prepared a set of interviews focused on state public school teachers who have participated in that walkout From the interviews conducted among teachers we build an analysis of the memory construction of that historical event, to understand a possible identity formation related to that strike-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationHistória Social-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em História Social-
Palavras-chave: dc.subjectHistória social-
Palavras-chave: dc.subjectGreves e lockouts-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectParaná-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectStrikes and lockouts-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectParaná-
Título: dc.titleIdentidades e memória : a greve dos professores do estado do Paraná de 1988-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.