
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Moisés Alves de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silveira, Marcelo Pimentel da | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Nilson de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:55:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:55:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17292 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977337 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho aborda as mediações que se deram no sentido de agenciamentos - coisas, idéias, pessoas, instituições, que proporcionaram diversos híbridos natureza-cultura utilizando a química do sabão na confecção de eventos. Para rastrear a formação de híbridos, fizemos uso da noção de mediação conforme apresentada pela antropologia simétrica dos processos de articulação de atores humanos e não humanos proposta por Bruno Latour. Participaram desta pesquisa: alunos da disciplina de química do terceiro ano do ensino médio e duas famílias de pequenos agricultores e fazedores de sabão, pertencentes a uma cooperativa do distrito de Água Boa. O estudo de campo envolveu atividades participativas do observador no universo escolar e nos cooperados. Como produto desses eventos, foi construído um livreto, em que são retratadas as mediações que produziram aprendizados compartilhados e de como a construção desses fatos são negociados, articulados em um sistema circulatório que envolve diversos atores. | - |
| Descrição: dc.description | This work discusses the mediations that took place in the sense of assemblages - things, ideas, people, institutions, which provided various nature-culture hybrids using soap chemistry in the making of events. In order to track the formation of hybrids, we used the notion of mediation as presented by the symmetrical anthropology of the processes of articulation of human and non-human actors proposed by Bruno Latour. Participated in this research: third-year high school chemistry students and two families of small farmers and soap makers, associated to a cooperative in the district of Água Boa. The field study involved participatory activities of the observer in the school universe and in the cooperative. As a product of these events, a booklet was developed, in which the mediations that produced shared learning are portrayed and how the construction of these facts is negotiated, articulated in a circulatory system that involves different actors. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Química | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional | - |
| Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Articulação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sabão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Natureza-cultura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Compartilhamento de saberes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Articulation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Soap | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nature-culture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | knowledge sharing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Chemistry | - |
| Título: dc.title | Bolhas e redes : os tensoativos como tema articulador de uma rede não moderna : famílias do campo, alunos e laboratórios | - |
| Título: dc.title | Bubbles and networks : surfaces as an articulating theme of a non modern network rural : families, students and laboratories | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: