Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | El Kadri, Michele Salles | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Cláudia Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Molinari, Andressa Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | de Deus, Renan William Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:55:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:55:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17224 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977320 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo geral desta pesquisa é identificar representações, discursos e ideologias do Estado, assim como representações e discursos de professores em formação inicial e continuada sobre o uso da plataforma educacional “Inglês Paraná”, implementada pela Secretaria de Estado da Educação no Paraná no ensino fundamental e médio. Há como justificativas para este estudo, os poucos trabalhos encontrados sobre o contexto de plataformização do ensino de língua inglesa no Paraná e a intenção de contribuir para uma discussão crítica a respeito da temática. O referencial teórico que embasa essa pesquisa são estudos sobre tecnologia educacional na área de Linguística Aplicada (Coscarelli, 2018; Freitas, M., 2010; Ribeiro, 2020; Baptista, 2014; Sant’ana, 2016) e sobre discursos de ideologias a respeito das tecnologias educacionais (Selwyn, 2014). Esta pesquisa, de natureza qualitativa-interpretativista, compõe-se de dados gerados a partir de notícias de jornais, de dois grupos focais com os participantes, diários de observação de aulas e um questionário com perguntas abertas sobre a plataforma. Os dados foram gerados pelos instrumentos mencionados aplicados para vinte e sete (30) participantes (graduandos e professores) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no subprojeto Pibid-Inglês da Universidade Estadual de Londrina. Os dados foram analisados pelo viés da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) à luz dos referenciais teóricos previamente mencionados. Os resultados apontam para um antagonismo entre as representações e os discursos do Estado e as vozes dos professores em relação à eficácia da plataforma no aprendizado da língua inglesa. Destacamos ainda, como resultado, a identificação de uma visão mercadológica por parte do Estado, que se ancora nas correntes ideológicas do neoliberalismo e libertarianismo, a respeito da educação linguística de nossos alunos e do uso de tecnologias educacionais na educação. | - |
Descrição: dc.description | The general aim of this research is to identify the representations, discourses and ideologies of the State, as well as the representations and discourses of teachers in initial and continuing training about the use of the educational platform “Inglês Paraná”, implemented by the Paraná State Department of Education in primary and secondary education. The justifications for this study are the few studies found on the context of the platformization of English language teaching in Paraná and the intention to contribute to a critical discussion on the subject. The theoretical framework underpinning this research are studies on educational technology in the field of Applied Linguistics (Coscarelli, 2018; Freitas, M., 2010; Ribeiro, 2020; Baptista, 2014; Sant'ana, 2016) and on discourses of ideologies regarding educational technologies (Selwyn, 2014). This qualitative-interpretative research consists of data generated from newspaper reports, two focus groups with participants, class observation diaries and a questionnaire with open-ended questions about the platform. The data was generated by the aforementioned instruments applied to twenty-seven (30) participants (university students and teachers) in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program in the Pibid-English subproject at the State University of Londrina. The data was analyzed using Content Analysis (Bardin, 2011) in the light of the aforementioned theoretical frameworks. The results point to an antagonism between the State's representations and discourses and the teachers' voices in relation to the platform's effectiveness in English language learning. As a result, we also highlight the identification of a market vision on the part of the State, which is anchored in the ideological currents of neoliberalism and libertarianism, with regard to the linguistic education of our students and the use of digital technologies in education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plataforma “Inglês Paraná” | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plataformização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discursos e Ideologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | “Inglês Paraná” platform | - |
Palavras-chave: dc.subject | Platformization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital Technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourses and Ideologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and languages - Study and teaching | - |
Título: dc.title | Plataforma “Inglês Paraná”: representações, discursos e ideologias. | - |
Título: dc.title | “Inglês Paraná” platform: representations, discourses and ideologies. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: