Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Capelo, Maria Regina Clivati [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Alfredo Aparecido | - |
Autor(es): dc.contributor | Jeolás, Leila Sollberger | - |
Autor(es): dc.creator | Parmigiani, Jacqueline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:55:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:55:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10302 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977291 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho é um estudo de caso realizado com um grupo de pequenos agricultores que foram deslocados compulsoriamente pela construção da usina hidrelétrica de Salto Caxias No local onde hoje se localiza a barragem viviam 52 comunidades de pequenos agricultores que eram atendidas em suas necessidades educativas por escolas rurais precárias, semi-isoladas e com salas multisseriadas; pobres em resultados pedagógicos e sociais Para os agricultores daquelas comunidades que hoje vivem em reassentamentos, porém, aquele tipo de escola deixou de servir A possibilidade de mudança do modo de vida alterou as expectativas dos agricultores com relação ao papel da escola na comunidade de tal modo que ter uma escola no reassentamento, “igual a dos ricos”, transformou-se em um “sonho” que queriam ver realizado Compreender os motivos que fizeram os agricultores mudar suas expectativas com relação ao papel da escola e entender como este “sonho” se define para as comunidades reassentadas é o objetivo central desta pesquisa | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This is a case study developed with a group of small-scale farmers that had been obliged to move due to the construction of the Salto Caxias Hydroelectric Power Plant 52 small agricultural communities lived on the spot where the power plant is currently located, whose schooling needs were met by precarious rural schools, semi-isolated and with multi-level classrooms, producing poor pedagogic and social results For the farmers in these communities now living in resettlements, however, this type of school is no longer satisfactory The possibility of life change has altered the agriculturists’ expectations regarding the school’s function in the community, so that having a “rich man’s” school in the resettlement has become a “dream” they want to see come true To understand the reasons that made these agriculturists change their expectations regarding the school’s role and to understand how this “dream” is defined to the resettled communities is the central goal of this study | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciências Sociais | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rural education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rural sociology | - |
Título: dc.title | Uma escola igual a dos ricos : a escola rural na visão dos atingidos por barragens do Rio Iguaçu | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: