A extensão de Mcluhan no cinema de David Cronenberg : influências e aplicações da medium theory no filme eXistenZ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca, André Azevedo da [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorLondero, Rodolfo Rorato-
Autor(es): dc.contributorLucena, Tiago Franklin Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Andreza Lisboa da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:55:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:55:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16093-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977219-
Descrição: dc.descriptionResumo: David Cronenberg é um cineasta canadense conhecido por sua extensa filmografia dedicada à relação do homem com a tecnologia O objetivo do trabalho é identificar e analisar a concepção de tecnociência apresentada na obra de Cronenberg, a partir das tecnologias digitais de interação evidenciadas no filme eXistenZ (1999) O método adotado é a análise fílmica, em uma relação conceitual entre a teoria dos media de Marshall McLuhan e o pensamento de autores que trabalham o tema da comunicação digital e suas implicações no meio social O resultado indica relação crítica da teoria de McLuhan com as criações artísticas produzidas por Cronenberg, ganhando ênfase em eXistenZ, ao ampliar a discussão acerca das projeções de efeito, sensorialidade e extensibilidade despertados pelos meios tecnológicos nos indivíduos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação-
Descrição: dc.descriptionAbstract: David Cronenberg is a Canadian filmmaker characterized by an extensive filmography dedicated to man's relationship with technology This study aimed to identify and analyze the concept of techno-science presented in the David Cronenberg works, from digital interaction technologies highlighted in the film eXistenZ (1999) The method adopted is the filmic analysis, a conceptual relationship between the theory of media Marshall McLuhan and the thought of authors who work the theme of digital communication and its implications in the social environment The result indicates a critical relationship of McLuhan's theory with the artistic creations produced by Cronenberg, earning emphasis on eXistenZ to broaden a discussion of effect projections, sensuousness and extensibility awakened by technological means in individuals-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationComunicação-
Relação: dc.relationCentro de Educação, Comunicação e Artes-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectCineastas-
Palavras-chave: dc.subjectFicção científica-
Palavras-chave: dc.subjectImaginário-
Palavras-chave: dc.subjectMovies - Political aspects-
Palavras-chave: dc.subjectCinematographers-
Palavras-chave: dc.subjectScience fiction-
Título: dc.titleA extensão de Mcluhan no cinema de David Cronenberg : influências e aplicações da medium theory no filme eXistenZ-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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