Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Salvi, Rosana Figueiredo | - |
Autor(es): dc.contributor | Hani, Charbel Nino El | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Eliana Guidetti do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:55:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:55:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10671 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977207 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta investigação, de caráter qualitativo, tem como objeto de estudo uma proposta de formação inicial de professores pedagogos, no trabalho com a disciplina de ciências, em séries iniciais do ensino fundamental A partir dos referenciais utilizados, identificamos uma necessidade da Alfabetização Científica neste nível de ensino; adotamos a Aprendizagem Significativa buscando a utilização de propostas inovadoras para a o disciplina de Ciências, em especial o uso dos facilitadores desta aprendizagem A proposta produzida origina-se em uma abordagem didático-metodológica que inclui o uso da história da ciência, associado às atividades experimentais e que apresenta como forma de estruturação das atividades (execução, registro e análise), o Vê Epistemológico de Gowin O exemplar conceitual escolhido para este trabalho foi a da germinação das sementes, sobre o qual se elaborou uma reconstrução dos principais episódios históricos necessários à compreensão deste fenômeno Com esses elementos teórico-metodológicos articulados, criamos e aplicamos uma seqüência de atividades, em turmas de último ano do curso de Pedagogia O acompanhamento das atividades, bem como os resultados de aprendizagem, deu-se por meio da análise dos Diagramas Vês construídos pelos alunos, ao longo dessa seqüência Os resultados da pesquisa permitemnos inferir que esta abordagem, quando utilizada de maneira adequada, pode tornar-se mais um importante instrumento na formação dos professores das séries iniciais | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research has as subject a construction of a proposal for initial education of teachers to classes of science in the first grades of basic education With the references studied we identified a need for scientific literacy in this level of basic education and Meaningful Learning suggests the use of innovative proposals for the discipline of science for this level, in particular the use of the facilitators of learning Such proposal is based, then, on an approach which includes the use of the history of science, associated with the experimental activities, with the Gowin’s V as a way of structuring the activities (implementation, registration and analysis) The concept chosen for this study was the germination of seeds and it was elaborated a reconstruction of key historical episodes necessary for its understanding Oriented by such reconstruction and theoretical studies, we developed and applied a sequence of activities to groups of senior students in an undergraduate course of Pedagogy The monitoring of activities and the leaning results was through analysis of V´s Diagrams constructed by the students themselves along activities The research results allow us the inference that this approach, when used in an appropriate manner, can become an important tool in the teacher's education of the early grades of basic education | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências (Ensino superior) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sciences - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sciences - History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sciences (Higher education) - Teacher training | - |
Título: dc.title | O uso da história da ciência e do Vê de Gowin : uma proposta de educação científica para professores das séries iniciais do ensino fudamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: