Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Sheila Oliveira [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Paulo Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Limoli, Loredana | - |
Autor(es): dc.creator | Mariano, Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:55:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:55:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12890 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977181 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Pretendeu-se, nesta pesquisa, refletir sobre o processo de inferência na leitura, com a utilização do gênero cinematográfico curta-metragem de animação Foram objetivos específicos: analisar o desenvolvimento da habilidade de inferência na leitura em alunos do ensino fundamental; desenvolver e aplicar sequências didáticas com análise e interpretação de curtas-metragens de animação que contribuam no desenvolvimento das habilidades de inferência e compreensão textual Uma abordagem no contexto regional das turmas de ensino fundamental de uma escola de Londrina justificou-se por apresentar dados relevantes para a reflexão sobre a questão da leitura e interpretação de textos Ao utilizar como recurso o curtametragem de animação, como proposta de estratégia de leitura nas aulas de Língua Portuguesa, também se apresentou uma contribuição diferenciada para o desenvolvimento da habilidade de inferência nos alunos O que se intentou alcançar com a pesquisa desenvolvida foi, após a produção de sequências didáticas que tenham por base a análise e interpretação de curtas-metragens de animação, e sua aplicação em sala de aula, relatar o desempenho dos alunos, por meio da produção de resumos, em inferir os sentidos implícitos nessas obras cinematográficas, e, o trabalho de leitura e análise de curtas-metragens de animação, com alunos do Ensino Fundamental, mostrou-se de grande proveito ao apresentar um diagnóstico bem apurado da realidade de leitura em relação à habilidade de inferência Trata-se de uma proposta de abordagem de leitura em sala de aula que, somada a diversas outras propostas quanto possíveis, apresenta-se como interessante ferramenta de auxílio na promoção de uma perspectiva de leitura condizente com as atuais concepções defendidas no meio acadêmico e escolar | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: It was intended in this research reflect on the process of inference in reading, using the animated short film genre film Specific objectives were: to analyze the development of inference skills in reading in elementary school students; develop and apply didactic sequences with analysis and interpretation of animated short films to contribute in the development of inference skills and reading comprehension An approach in a new regional context (the elementary school classrooms of a school of Londrina) was justified by presenting relevant data for reflection on the issue of reading and interpreting texts When using as a feature animated short film in a new proposal for reading strategy in Portuguese classes also introduced a differentiated contribution to the development of inference skills in students What brought achieve with the research was developed after the production of didactic sequences which are based on the analysis and interpretation of animated short films, and its application in the classroom, report student performance, by producing to review, to infer the implicit meaning in these films, and the work of reading and analysis of short animated films, with elementary school students, proved of great benefit to present goods accurate diagnosis of reading reality regarding the inference ability This is a proposal for a reading approach in the classroom which, added to several other proposals as possible, is presented as interesting auxiliary tool in promoting a consistent reading of perspective with current conceptions defended in academia and school | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Foz do Iguaçu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inferência (Lógica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curta-metragem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inference (Logic) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animation (Cinematography) | - |
Título: dc.title | O curta-metragem de animação nas aulas de língua portuguesa : uma proposta para o desenvolvimento da habilidade de inferência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: