Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Cleber da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ileize Luciana Fiorelli | - |
Autor(es): dc.contributor | Caruso, Haydée Glória Cruz | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ângela Maria de Sousa | - |
Autor(es): dc.creator | Rossato, Rafael Gonçalves Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:55:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:55:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17627 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977178 | - |
Descrição: dc.description | A violência escolar é um problema que integra a agenda política internacional desde a década de 90. Nos últimos anos, o fenômeno tem se destacado no debate público brasileiro devido ao aumento de ocorrências de ataques às escolas. Como estratégia para enfrentar essa problemática, políticas públicas fundamentadas no aumento da presença policial nas instituições de ensino têm sido as mais amplamente implementadas pelas três esferas do governo. Entretanto, pouco se tem produzido sobre o impacto e possíveis efeitos dessas políticas nessas instituições. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o impacto e investigar possíveis efeitos de um programa de policiamento escolar em algumas escolas do município de Londrina/PR, denominado programa "Escola Segura". Para isso, utilizou-se um desenho de pesquisa quase experimental para avaliar o impacto do programa nos conflitos escolares, considerando as ocorrências registradas em documentos mantidos pela Coordenação Pedagógica das escolas objeto de estudo. O impacto foi avaliado por meio do método de diferenças em diferenças nas variáveis de ocorrências por taxa de cem alunos e nos tipos de ocorrências. Dois efeitos identificados na literatura também foram investigados por análise descritiva: a transferência de autoridade do corpo pedagógico para os policiais e a judicialização dos conflitos escolares. Os resultados indicam que o Programa Escola Segura teve impacto na redução da taxa de ocorrências gerais, especialmente nas ocorrências de agressão física e verbal. Os efeitos evidenciam uma dinâmica de autoridade entre os policiais e a Coordenação Pedagógica no encaminhamento de ocorrências para a Patrulha Escolar e um processo de judicialização dos conflitos. Ressalta-se que esta pesquisa é um estudo de caso e, portanto, não permite generalizações. Contudo, contribui para a discussão acerca da implementação de políticas de policiamento escolar respaldadas em evidências. | - |
Descrição: dc.description | School violence is a problem that has been part of the international political agenda since the 90s. In recent years, the phenomenon has been on the agenda in Brazilian public debate due to the increase in incidents of attacks on schools. As a measure to combat the problem, public policies based on increasing police presence in educational institutions have been the most implemented by the three spheres of government. However, little has been produced about the impact and possible effects of gender policies in these institutions. In this sense, this research aims to evaluate the impact and investigate possible effects of a school policing program in some schools in the city of Londrina/PR, the Safe School program. For this purpose, a quasi-experimental research design was used to evaluate the impact of the program on school conflicts in incidents recorded in documents maintained by the Pedagogical Coordination of the schools in the case study. The impact was assessed using the difference-in-differences method in the variables of occurrences per rate of one hundred students and in the types of occurrences. Two effects found in the literature were also investigated by descriptive analysis: transfer of authority from the pedagogical body to the police and judicialization of school conflicts. The results indicate that the Safe School Program had an impact on reducing the rate of general occurrences of physical and verbal aggression. The effects present a relationship of authority between the police officers and the Pedagogical Coordination in forwarding incidents to the School Patrol to record a police incident. It should be noted that this research is a case study and does not allow generalizations. However, the research contributes to the discussion about the implementation of evidence-based school policing policies. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Ciências Sociais | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Profissional de Sociologia em Rede Nacional | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança Pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de Impacto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação militar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public Policies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public security | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impact Assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public safety | - |
Palavras-chave: dc.subject | Military education | - |
Título: dc.title | Policiais nas escolas : uma avaliação do impacto e dos efeitos de um programa de policiamento escolar em Londrina/Pr | - |
Título: dc.title | Police in schools : an assessment of the impact and effects of a school police program in Londrina/Pr | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: