Wittgenstein e Danto: divergências e confluências sobre o tema da arte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDonat, Mirian-
Autor(es): dc.contributorSilva, Anderson Bogéa da-
Autor(es): dc.contributorValle, Bortolo-
Autor(es): dc.contributorSantos, Eder Soares-
Autor(es): dc.contributorWeber, José Fernandes-
Autor(es): dc.creatorSilva, Marco Aurélio Gobatto da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:55:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:55:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17248-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977169-
Descrição: dc.descriptionA presente tese aborda as filosofias de Ludwig Wittgenstein e Arthur Danto com foco no tema da arte. Discorre sobre a influência de Wittgenstein no âmbito da filosofia analítica da arte, principalmente em sua vertente antiessencialista. Nesse sentido, a tese apresenta as reflexões dos autores Paul Ziff, Morris Weitz e William Kennick destacando o posicionamento comum entre eles sobre a impossibilidade de se definir o conceito arte mediante propriedades necessárias e suficientes. A filosofia da arte de Danto é discutida aqui inicialmente em seu aspecto de oposição ao antiessencialismo de orientação wittgensteiniana. O escopo é apresentar o essencialismo dantiano e como ele buscou responder tanto os problemas que a própria produção artística contemporânea teria lançado no terreno teórico/filosófico quanto a influência de Wittgenstein na filosofia analítica da arte. Para Danto, o pensamento de Wittgenstein não era capaz de justificar uma resposta convincente sobre as razões pelas quais dois objetos aparentemente idênticos seriam ontologicamente distintos. Por outro lado, a tese pretende mostrar que se numa ontologia da arte a filosofia dantiana é demasiadamente contrária à de Wittgenstein, no caso de se considerar uma epistemologia da arte as duas perspectivas se aproximam de forma significativa. Ver algo transfigurado em arte - tal como defende Danto - apresenta paralelos com a noção wittgensteiniana de ver-como. Logo, defende-se aqui a existência de um diálogo entre as filosofias de Wittgenstein e Danto que transborda a discussão acerca da definição do conceito arte.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis approaches the philosophies of Ludwig Wittgenstein and Arthur Danto with a focus on the theme of art. It discusses Wittgenstein's influence on the analytical philosophy of art, mainly in its anti-essentialist aspect. In this sense, the thesis presents the reflections of authors Paul Ziff, Morris Weitz and William Kennick highlighting their common position on the impossibility of defining the concept of art through necessary and sufficient properties. Danto's philosophy of art is discussed here initially in its opposition to Wittgensteinian anti-essentialism. The scope is to present Dantian essentialism and how it sought to answer both the problems that contemporary artistic production itself would have raised in the theoretical/philosophical terrain and the influence of Wittgenstein on the analytical philosophy of art. For Danto, Wittgenstein's thought was not able to justify a convincing answer as to why two apparently identical objects would be ontologically distinct. On the other hand, the thesis intends to show that if in an ontology of art the Dantian philosophy is too contrary to that of Wittgenstein, in the case of considering an epistemology of art, the two perspectives are significantly closer. Seeing something transfigured into art – as defended by Danto – presents parallels with the Wittgensteinian notion of seeing-as. Therefore, it is defended here the existence of a dialogue between the philosophies of Wittgenstein and Danto that overflows the discussion about the definition of the concept of art.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Filosofia-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Filosofia-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectAntiessencialismo-
Palavras-chave: dc.subjectEssencialismo-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia da arte-
Palavras-chave: dc.subjectWittgenstein-
Palavras-chave: dc.subjectDanto-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectArt-
Palavras-chave: dc.subjectAnti-essentialism-
Palavras-chave: dc.subjectEssentialism-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemology of art-
Palavras-chave: dc.subjectWittgenstein-
Palavras-chave: dc.subjectDanto-
Título: dc.titleWittgenstein e Danto: divergências e confluências sobre o tema da arte-
Título: dc.titleWittgenstein and Danto: divergences and confluences on the theme of art-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.