Práticas pedagógicas com tecnologias digitais: um estudo com crianças dos anos iniciais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMello, Diene Eire de-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Dirce Aparecida Foletto de-
Autor(es): dc.contributorBruno, Adriana Rocha-
Autor(es): dc.creatorVallini, Simone Aparecida de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:55:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:55:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17240-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977158-
Descrição: dc.descriptionA presente investigação se insere no âmbito do Projeto de pesquisa denominado “Ambiências formativas com o uso de tecnologias digitais”, que envolve um trabalho articulado entre pesquisa e extensão do Grupo de Estudos e Pesquisas DidaTic do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo principal foi compreender como as práticas pedagógicas com tecnologias digitais podem contribuir para potencializar a aprendizagem da criança. O estudo ancora-se na Teoria da Cognição Distribuída, tendo como foco os processos cognitivos da criança. A pesquisa se desenvolveu a partir de um processo formativo e acompanhamento das práticas de uma professora com as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma instituição pública do estado do Paraná. Dessa forma, a investigação buscou compreender a contribuição da Teoria da Cognição Distribuída no desenvolvimento de práticas educativas, assim como identificar evidências das categorias da cognição distribuída nas práticas pedagógicas com o uso de tecnologias digitais. Utilizou-se como instrumentos de produção de dados: (1) observação participante, (2) registro em diário de pesquisa, (3) análise documental e (4) entrevista com crianças. Os dados ainda revelam que os encontros formativos foram fundamentais para que a professora participante entendesse seu papel como mediadora. Ressalta-se a importância da formação do professor, para além da instrumentalização técnica para os usos. Os dados produzidos nos permitiram constatar nas práticas evidências da interação, colaboração, parceria e conflitos cognitivos, aspectos esses importantes não somente no trabalho com as tecnologias, mas também para viver em sociedade, considerando que as atividades privilegiaram o uso dos artefatos e, além disso, contemplaram experiências desafiadoras de construção conjunta de significados.-
Descrição: dc.descriptionThis investigation is part of the research project called “Formative environments with the use of digital technologies,” which involves a collaborative work between research and extension activities of the DidaTic Research and Study Group from the Department of Education at the State University of Londrina (UEL). The main objective was to understand how pedagogical practices with digital technologies can contribute to enhancing children’s learning. The study is anchored in the Theory of Distributed Cognition, focusing on the cognitive processes of children. The research was conducted through a formative process and the monitoring of a teacher’s practices with children in the early years of elementary education in a public institution in the state of Paraná, Brazil. Thus, the investigation sought to understand the contribution of the Theory of Distributed Cognition in the development of educational practices and to identify evidence of distributed cognition categories in pedagogical practices with the use of digital technologies. The data collection instruments used were: (1) participant observation, (2) research diary records, (3) document analysis and (4) interviews with children. The data also revealed that the formative meetings were crucial for the participating teacher to understand her role as a mediator. The importance of teacher training is highlighted, going beyond technical skills and focusing on the pedagogical uses of technology. The data produced allowed us to observe evidence of interaction, collaboration, partnership, and cognitive conflicts in the practices, which are not only important in working with technologies but also in living in society, considering that the activities privileged the use of artifacts and involved challenging experiences of joint construction of meanings.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCECA - Departamento de Educação-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciais-
Palavras-chave: dc.subjectCognição Distribuída-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectDigital technologies-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical practices-
Palavras-chave: dc.subjectEarly years-
Palavras-chave: dc.subjectDistributed Cognition-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Título: dc.titlePráticas pedagógicas com tecnologias digitais: um estudo com crianças dos anos iniciais-
Título: dc.titlePedagogical practices with digital technologies: a study with children in the early years-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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