
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Silva Regina de [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Goyos, Antônio Celso de Noronha | - |
| Autor(es): dc.contributor | Haydu, Verônica Bender | - |
| Autor(es): dc.creator | Sudo, Camila Harumi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:55:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:55:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10644 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977157 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa de capacitação de treinadores sobre comportamentos de um treinador de tênis no estabelecimento de metas para seus atletas durante o treino Um treinador de tênis com 21 anos de idade e 3 de experiência, e dois atletas, com idade entre 15 e 16 anos, que treinavam e competiam regularmente, participaram da pesquisa O estudo foi dividido em três fases Na fase de linha de base, realizou-se a filmagem de 11 sessões de treino e calculou-se a porcentagem de ocorrência de instruções, encorajamentos, críticas/sarcamos, correções e elogios, fornecidos aos atletas, pelo treinador Registrou-se, também, os tipos de exercícios aplicados pelo treinador e o número de vezes que o treinador registrou o desempenho dos atletas e que participou dos exercícios aplicados Em seguida, iniciou-se a fase intervenção (Fase 2), composta por quatro passos, em um total de 1 sessões Cada sessão consistiu no treino de habilidades específicas do treinador (observar e registrar comportamentos, planejar critérios e prazos de evolução do desempenho, fornecer feedback etc) antes do treino e no acompanhamento subseqüente do treino com os atletas Providenciou-se feedback para o treinador, durante os treinos e ao final destes Finalmente, na pós-intervenção (Fase 3), procedeu-se como na Linha de Base Os resultados mostraram que houve aumento na porcentagem de instruções, correções e elogios descritivos e redução na porcentagem de críticas/sarcasmos, durante e após a intervenção Observou-se, ainda, que houve um aumento da porcentagem de registros dos desempenhos dos atletas e da participação do treinador nos exercícios Verificou-se que os comportamentos aprendidos pelo treinador ocorreram nas interações com outros alunos de outras turmas Também observou-se melhora no desempenho dos atletas – que atingiram as metas estabelecidas Os resultados sugerem, portanto, a efetividade da intervenção na capacitação de treinadores no uso da estratégia de estabelecimento de metas, bem como a necessidade de mais investigações com um maior número de treinadores, de diferentes modalidades | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The aim of this study was to assess the effects of a coach training program on the behaviors of a tennis coach while establishing goals for his athletes during practice A 21- year – old coach with 3 years of experience, and 2 athletes, aged between 5 and 16 years old who have practiced and competed regularly took part in this research The study was divided in three phase During the baseline phase, 11 sessions of training were filmed and the percentage of occurrence of the instructions, encouragement, criticism/sarcasm, corrections and praise, given to athletes by their coach, were calculated It was also recorded the type of drills used and the number of times in which the coach has registered the athletes development and his participation in the required drills Following, it was initiated the intervention phase (Phase 2), consisting of four steps, totalizing 1 sessions Each session was composed of the training of specific coach abilities (observe, register the athlete’s behavior, criterion and development time, provide feedback etc) before practice and by the post-training follow-up with the athletes Feedback was provided for the coach, during and after the training Finally, during the post-intervention (Phase 3), procedures were set such as in baseline phase The results showed that was an increase of the percentage of instructions, corrections and descriptive praise, and the decrease of the percentage of criticism/sarcasm, during and after intervention It was also observed the increase of number of times when the development of the athletes were registered and the coach’s participation in the performed drills It was seen that the knowledge obtained by the coach was used to interact with different students other than those It was also observed the improvement on the athletes performance – who have achieved the established goals Therefore, the results suggest the effectiveness of the intervention while training coaches in the use of the goal-setting strategy, as well as the need of further investigation using a larger number of coaches in sports other than tennis | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Análise do Comportamento | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metas (Psicologia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise do comportamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Treinadores de atletas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aperfeiçoamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Goal (Psychology) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Athletic trainers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Improvement | - |
| Título: dc.title | Avaliação de um programa de capacitação de treinamentos para utilização de estabelecimento de metas no esporte | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: