Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cervantes, Brígida Maria Nogueira | - |
Autor(es): dc.contributor | Tognoli, Natália Bolfarini | - |
Autor(es): dc.contributor | Contani, Miguel Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Redigolo, Franciele Marques | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramalho, Rogério Aparecido Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | Barité, Mario | - |
Autor(es): dc.creator | Alencar, Maíra Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:55:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:55:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18367 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977145 | - |
Descrição: dc.description | Inserida na arquivística contemporânea engajada com questões de justiça social, direitos humanos e decolonialidade, dentre outros, selecionamos a Archival Education Research Initiative, uma comunidade discursiva que visa, entre outros focos, atuar sobre e com comunidades historicamente marginalizada, a partir de um suporte de nível educativo e de pesquisa. Delimitamos nosso problema em: considerando a AERI enquanto uma iniciativa inovadora, e pioneira nas discussões sobre as dimensões inclusivas, como caracterizar essa comunidade discursiva, de modo que a temática dos Arquivos Comunitários seja contemplada em conjunto com outras especificidades dessa comunidade? Quais ações de foco plural podem ser descritas a partir dessa análise para a educação e pesquisa arquivística possíveis para o contexto brasileiro? O objetivo geral da pesquisa é fomentar as discussões dos estudos arquivísticos de cunho pluralista, com especial ênfase sobre os arquivos comunitários, por meio da caracterização da comunidade discursiva da AERI. São os objetivos específicos: 1) Situar teoricamente as dimensões da análise de domínio, bem como a intersecção das lentes epistêmicas/de estruturação científica e terminológicas; 2) Implementar um estudo teórico-conceitual da discussão sobre o pluralismo arquivístico, a partir da perspectiva decolonial, e; 3) Sistematizar a análise realizada da AERI, a partir da intersecção das lentes epistêmica-biográfica, estruturação científica e terminológica pontual, sobre o contexto de uso do termo “arquivos comunitários”. O método da pesquisa é hipotético-dedutivo, a natureza da pesquisa é qualitativa; o tipo de pesquisa é exploratório e descritivo, e utiliza enquanto método a Análise de Domínio (HJØRLAND, 2002). Para a coleta das publicações analisadas fizemos uso da base Library, Information Science & Technology Abstracts, a partir da busca por nome dos membros e para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Domínio (AD) Hjørland (2002), com os: 1) Estudos de Estrutura na Comunicação Científica; 2) Estudos Epistemológicos e Críticos, e 3) Estudos Terminológicos. Em conformidade com a análise realizada, demonstramos a hipótese apresentada de que a intersecção das lentes epistemológicas, de estruturação científica e terminológica da Análise de Domínio ajudam a caracterizar a comunidade AERI dando visibilidade aos Arquivos Comunitários e, mediante tal análise temos três ações derivadas dessas lentes, o campo biográfico, campo da prática e do envolvimento comunitário com e/ou sobre comunidades marginalizadas, e o campo da comunicação científica, possíveis de serem focos para o contexto da perspectiva inclusiva e pluralista para a educação e pesquisa arquivística brasileira. | - |
Descrição: dc.description | Inserted in contemporary archival science engaged with issues of social justice, human rights and decoloniality, among others, we selected the Archival Education Research Initiative, a discursive community that aims, among other focuses, to act on and with historically marginalized communities, based on a support of educational and research level. We delimit our problem in: considering the AERI as an innovative initiative, and pioneer in the discussions about the inclusive dimensions, how to characterize this discursive community, so that the theme of the Community Archives is contemplated together with other specificities of this community? Which actions with a plural focus can be described from this analysis for possible archival education and research for the Brazilian context? The general objective of the research is to encourage discussions on archival studies of a pluralistic nature, with special emphasis on community archives, through the characterization of the discursive community of AERI.The specific objectives are: 1) To theoretically situate the domain analysis dimensions, as well as the intersection of epistemic/scientific structuring and terminological lenses; 2) Implement a theoretical-conceptual study of the discussion on archival pluralism, from the decolonial perspective, and; 3) Systematize the analysis carried out by the AERI, based on the intersection of the epistemic-biographical lenses, scientific and punctual terminological structuring, on the context of use of the term “community archives”. The research method is hypothetical-deductive, the nature of the research is qualitative; the type of research is exploratory and descriptive, and uses Domain Analysis as a method (HJØRLAND, 2002). To collect the analyzed publications, we used the Library, Information Science & Technology Abstracts database, from the search by name of the members and for the data analysis, we used the Domain Analysis (AD) Hjørland (2002), with: 1) Studies of Structure in Scientific Communication; 2) Epistemological and Critical Studies, and 3) Terminological Studies. In accordance with the analysis carried out, we demonstrate the presented hypothesis that the intersection of the epistemological, scientific and terminological structuring lenses of the Domain Analysis help to characterize the AERI community, giving visibility to the Community Archives and, through such analysis, we have three actions derived from these lenses , the biographical field, the field of practice and community involvement with and/or about marginalized communities, and the field of scientific communication,possible to be guidelines for the context of the inclusive and pluralist perspective for brazilian education and archival research. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CECA - Departamento de Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa Arquivística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Arquivística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Archival Education Research Initiative | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquivos Comunitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de Domínio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiverso Arquivístico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquivística Decolonial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos arquivísticos críticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pluralismo Arquivístico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Archival Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Archival Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Archival Education Research Initiative | - |
Palavras-chave: dc.subject | Community Archives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Domain Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Archival Multiverse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonial Archival Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical Archival Studies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Archival Pluralism | - |
Título: dc.title | Os arquivos comunitários na pesquisa e educação arquivística: uma análise a partir da Archival Education Research Initiative | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: