Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Panichi, Edina Regina Pugas [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Galembeck, Paulo de Tarso | - |
Autor(es): dc.contributor | Eva, Luiz Antônio Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Mantovani, Dante Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:55:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:55:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8336 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977137 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Neste trabalho pretende-se demonstrar como a obra “Ensaios” de Michel de Montaigne (1533-1592) é constituída e como contribui para o estudo de campos distintos do conhecimento, a saber: ética, política, direito, filosofia, pedagogia, medicina, psicologia e estilística, por meio do estudo do Processo de Construção Textual do autor Identificou-se nos “Ensaios” o processo denominado Transmutação de Saberes, assim como os pressupostos formais e lingüísticos do gênero ensaio, cujas configurações foram expostas pelo instrumento teórico da Análise Conversacional Foram identificados procedimentos que assinalam o estilo sui generis da escrita de Montaigne, por intermédio das seguintes teorias enunciativas: Lingüística Textual, Interacionismo Sócio-Discursivo, Análise do Discurso e Análise Conversacional, ambas empregadas para análise de fragmentos de alguns dos “Ensaios” Nessa perspectiva, o presente trabalho possibilitou identificar aspectos do Processo de Construção Textual de Michel de Montaigne e sugeriu direções para a seqüência desse estudo, pois foram analisados apenas alguns fragmentos dos Ensaios, de modo que o corpus inexplorado é ainda muito grande e pode engendrar outros trabalhos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research intends to study how is built Michel de Montaigne’s book “Essays” and how can this contribute for various kind of knowledge, like: ethics, politics, law, philosophy, pedagogy, medicine, psychology and stylistics, throughout studying author’s Textual Building Process It was identified on “Essays” the process denominated Knowledge Transmutation, likewise Essay’s formal and linguistic premises, whose configuration was exposed by theoretical instrument of Conversational Analysis By this way, it was studied the process witch remark Montaigne’s sui generis writing style, from the following denunciative theories: Text Linguistics, Discursive Interactionism, Discourse Analysis and Conversational Analysis, used for analyzing fragments from some of the “Essays” In this point of view, this work intends to identify Michel de Montaigne’s Text Building Process and suggest the sequence of this kind of research, because only a few Essays’ fragments were analyzed, and the whole research corpus is wide | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interacionismo sociodiscursivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros textuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socio-discursive interactionism | - |
Título: dc.title | Análise dos processos de construção textual nos ensaios de Michel de Montaigne | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: