Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Márcia da | - |
Autor(es): dc.contributor | Broietti, Fabiele Cristiane Dias | - |
Autor(es): dc.creator | Cândido, Felipe Patron | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:55:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:55:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9038 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977135 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa investigou potencialidades de uma abordagem histórico-sociológica a respeito de Usinas Nucleares no Ensino Médio objetivando proporcionar a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) e o entendimento das relações complexas entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Diversas pesquisas evidenciam que a utilização da História e Sociologia da Ciência (HSC) são fatores positivos na aprendizagem científica, principalmente quando busca-se uma compreensão da Ciência e Tecnologia de uma maneira mais crítica em relação a sociedade, como observado na definição de ACT feita por Fourez (1997) A partir de tais bases foi construída e aplicada uma unidade didática de maneira online, devido ao fechamento das escolas por conta da pandemia, levando em consideração princípios da Aprendizagem Significativa e da Teoria da Complexidade Para a coleta de dados da unidade didática utilizou-se questionários (prévio e posterior) e mapas conceituais Na análise dos questionários optou-se pela utilização da Análise de Conteúdo, já a análise dos mapas conceituais foi feita seguindo os agrupamentos propostos por Bernardelli (214) Pode-se caracterizar esta pesquisa como qualitativa de cunho interpretativa, seguindo as seguintes etapas, investigação teórico metodológica para a construção da unidade didática, elaboração do questionário bem como as unidades de contexto e registro, aplicação da unidade didática, tomada e análise dos dados A partir da análise dos resultados foi possível observar que a unidade teve influências positivas nas noções dos estudantes em relação à complexidade das relações CTS no que se refere as usinas nucleares Além disso, foi possível inferir indícios de aprendizagem significativa e ACT, uma vez que os estudantes apresentaram diversos elementos que caracterizam tais conceitos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research investigated the potential of a historical-sociological approach regarding Nuclear Power Plants in High School, aiming to provide Scientific and Technological Literacy (STL) and the understanding of the complex relationships between Science, Technology and Society (STS) Several researches show that the use of History and Sociology of Science (HSS) are positive factors in scientific learning, especially when an understanding of Science and Technology is sought in a more critical way in relation to society, as observed in the definition of STL made by Fourez (1997) Based on these bases, a didactic unit was built and applied online, due to the closing of schools due to the pandemic, taking into account the principles of Meaningful Learning and Complexity Theory To collect data from the didactic unit, questionnaires (prior and later) and conceptual maps were used In the analysis of the questionnaires, we chose to use Content Analysis, whereas the analysis of the concept maps was carried out following the groupings proposed by Bernardelli (214) This research can be characterized as qualitative with an interpretative nature, following the following steps, theoretical and methodological investigation for the construction of the didactic unit, elaboration of the questionnaire as well as the context and record units, application of the didactic unit, data collection and analysis From the analysis of the results, it was possible to observe that the unit had positive influences on the students' notions regarding the complexity of the STS relationships with regard to nuclear power plants In addition, it was possible to infer evidence of significant learning and STL, since students presented several elements that characterize such concepts | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Usinas nucleares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science and technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nuclear power plants | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science and civilization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Título: dc.title | Uma abordagem histórico-sociológica a respeito de usinas nucleares para a compreensão de relações CTS no ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: