Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortolin, Sueli [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maria Nilza da | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida Junior, Oswaldo Francisco de | - |
Autor(es): dc.contributor | Engelmann, Adriana Rosecler Alcará | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maria Nilza da [Coorientadora] | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Fernando Cruz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:55:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:55:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15211 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977134 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa partiu da percepção de que existem poucos trabalhos que conceituam a discussão étnico-racial na Ciência da Informação brasileira Situação que deve ser considerada preocupante, visto que o Brasil é um país em que a realidade étnico-racial foi por muito tempo tratada como igualitária No entanto, o negro brasileiro é subjugado e dominado pelos mais diferentes sistemas sociais, isso, desde o uso de palavras para afirmação da identidade, até pontos de ação estética onde prevaleça a beleza negra, portanto afirmar-se de origem afro é muito difícil para uma parcela da população, onde o racismo e preconceito ainda estão impregnados O objetivo geral desta Dissertação é investigar o ponto de intersecção entre os estudos de mediação da informação e relações raciais na Ciência da Informação Como objetivos específicos estabeleceu-se: pautar as diversas fases da Ciência com o intuito de relacionar as possibilidades interdisciplinares da mediação da informação; dispor os diferentes discursos acerca das relações étnico-raciais na literatura das Ciências Humanas; propor a relação dos estudos de mediação da informação com os estudos étnico-raciais como parte do escopo da Ciência da Informação, mais especificamente da Mediação da Informação Quanto a metodologia realizou-se uma revisão bibliográfica, a fim de perceber o que já foi discutido na Ciência da Informação acerca do negro Para tanto, também foi necessário discutir a formação dos Estudos Culturais e de que forma esses estudos influenciaram os pesquisadores da Ciência da Informação Obteve-se como resultados uma baixa recuperação de trabalhos produzidos na área que abordem a temática etnico-racial Contudo os trabalhos se encaixavam em discussões pragmáticas acerca de cultura e, portanto de mediação da informação A construção de um corpus téorico sobre as discussões e mediação dependem de mais trabalhos que tratem da CI por um viés da cultura | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research stemmed from the realization that there are few studies that conceptualize ethnic-racial discussion in the Brazilian Information Science Situation that should be considered worrisome, since Brazil is a country where the ethnic-racial reality has long been treated as equal However, the Brazilian black is subdued and dominated by the different social systems, that, since the use of words for affirmation of identity, to aesthetics points of action where prevalheça black beauty, but be said of african origin is very difficult to a portion of the population, where racism and prejudice is still ingrained The overall objective of this dissertation is to investigate the intersection between studies of mediation information and Race Relations in Information Science Specific objectives settled: base various stages of Science in order to relate the interdisciplinary possibilities of mediation information; arrange the different discourses in ethnic-racial relations in the literature of the humanities; propose the relationship of studies of mediation information with racial-ethnic studies as part of the scope of information science, more specifically mediation information As the methodology was carried out a literature review in order to understand what has been discussed in Information Science about black Therefore, it was also necessary to discuss the formation of cultural studies and how these studies influenced the researchers of information science Obtained results as a low recovery work produced in the area to address the ethnic and racial themes However the work fit in pragmatic discussions about culture and therefore mediation information the construction of a corpus of theoretical discussions and mediation rely on more work dealing with the CI by a bias of culture | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação da informação e relações raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnic relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach to knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blacks - Race identity | - |
Título: dc.title | O negro e a mediação : a ciência da informação como campo de discussão étnico-racial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: