Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade | - |
Autor(es): dc.contributor | Trevisan, André Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Gabriel dos Santos e | - |
Autor(es): dc.contributor | Moran, Mariana | - |
Autor(es): dc.contributor | Dantas, Sérgio Carrazedo | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Anna Flávia Magnoni | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:55:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:55:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18429 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977111 | - |
Descrição: dc.description | O estudo do pensamento geométrico na formação inicial de professores de matemática é um tema emergente que pode reverberar no ensino de geometria na Educação Básica. Nesta pesquisa, buscou-se responder à seguinte questão: que elementos formativos, no contexto de uma disciplina de Ensino de Geometria, oferecem oportunidades para o desenvolvimento do pensamento geométrico de futuros professores de matemática? Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter interpretativo, que contou com a participação de 24 futuros professores de matemática (FPM) integrantes de uma disciplina de Ensino de Geometria em um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública do estado do Paraná - Brasil. Os dados dessa investigação referem-se às ações de formação registradas em vídeo, à produção escrita dos FPM promovidas por tarefas propostas no decorrer dessas ações e aos registros da pesquisadora em diário de campo. Os resultados evidenciaram que as ações de formação promoveram elementos formativos que oferecem oportunidades para o desenvolvimento do pensamento geométrico de FPM associados a conhecimentos teóricos e a conhecimentos inerentes à prática profissional desses futuros professores. No que se refere aos conhecimentos teóricos, os FPM tiveram oportunidade de refletir a respeito: dos níveis de pensamento proposto no modelo de van Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico; das apreensões em geometria discutidas por Duval; da capacidade de o professor reconhecer, interpretar e decidir sobre aspectos geométricos a serem considerados para o desenvolvimento do pensamento geométrico; e dos conceitos e propriedades geométricas de figuras planas. No que concerne a conhecimentos inerentes à prática profissional, os FPM refletiram a respeito: do papel do professor na prática em sala de aula para o desenvolvimento do pensamento geométrico; da busca de conexões entre as apreensões envolvidas no processo de resolução de tarefas de geometria; das potencialidades e das limitações de tarefas para o desenvolvimento do pensamento geométrico; da capacidade de o professor reconhecer, interpretar e decidir sobre implicações do desenvolvimento do pensamento geométrico para o processo de ensino e de aprendizagem de geometria. Assim, concluiu-se que as ações, como resolução, elaboração e discussão de tarefas de geometria, estudo e discussão de textos teóricos sobre o ensino de geometria e o pensamento geométrico, devem ser consideradas na formação inicial de professores de matemática, uma vez que apresentam potencial para suscitar elementos formativos que oportunizam ao FPM desenvolver o seu pensamento geométrico. | - |
Descrição: dc.description | The study of geometric thinking in the prospective mathematics teachers’ education is an emerging theme that can reverberate in the teaching of geometry in Basic Education. In this research, we sought to answer the following question: which educational elements, in the context of a Geometry Teaching discipline, offer opportunities for the development of geometric thinking in prospective mathematics teachers? To this end, a qualitative, interpretative research was carried out, with the participation of 24 prospective mathematics teachers (PMT), who are part of a Geometry teaching discipline in a Mathematics degree course at a public university in the state of Paraná - Brazil. The data of this investigation refer to the educational actions recorded on video, the written production of the PMT promoted by tasks proposed during these actions and the researcher's records in a field diary. The results showed that the actions promoted educational elements that offer opportunities for the development of PMT geometric thinking associated with theoretical knowledge and knowledge inherent to the professional practice of these prospective teachers. With regard to theoretical knowledge, the PMT had the opportunity to reflect on: the levels of thinking proposed in the van Hiele model for the development of geometric thinking; the apprehensions in geometry discussed by Duval; the teacher's ability to recognize, interpret and decide on geometric aspects to be considered for the development of geometric thinking; and the geometric concepts and properties of flat figures. With regard to knowledge inherent to professional practice, the PMT reflected on: the role of the teacher’s practice in the classroom for the development of geometric thinking; the search for connections between the apprehensions involved in the process of solving geometry tasks; the potentialities and limitations of tasks for the development of geometric thinking; the teacher's ability to recognize, interpret and decide on implications of the development of geometric thinking for the process of teaching and learning geometry. Thus, it was concluded that the actions, such as resolution, elaboration and discussion of geometry tasks, study and discussion of theoretical texts on the teaching of geometry and geometric thinking, should be considered in prospective mathematics teachers’ education, since they have the potential to raise educational elements that allow PMT to develop their geometric thinking. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Matemática | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento geométrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prospective teachers’ education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometric thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Título: dc.title | O desenvolvimento do pensamento geométrico na formação inicial de professores de matemática: ações de uma disciplina de ensino de geometria | - |
Título: dc.title | The development of geometric thinking in prospective mathematics teachers’ education: actions of a geometry teaching discipline | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: