Educação infantil, afetividade e emoção: a relação entre família e escola para o desenvolvimento integral da criança

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Marta Silene Ferreira-
Autor(es): dc.contributorFurlanetto, Flávio Rodrigo-
Autor(es): dc.contributorLeite, Sandra Regina Mantovani-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Camila Crude dos Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:55:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:55:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17235-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977102-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo objetiva compreender e analisar a importância da afetividade e da emoção na relação existente entre a família e a escola para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil e como os sujeitos envolvidos são impactados para a formação integral. A escolha do tema partiu do meu percurso de vida pessoal e das vivências experimentadas por mim no ambiente escolar que despertaram ainda mais o olhar para os aspectos afetivos. O problema norteador desse estudo consiste em saber: Qual a relação que a afetividade e a emoção estabelecem no contexto da família e da escola que pode interferir no processo de aprendizagem da criança para o seu desenvolvimento integral na etapa escolar da Educação Infantil? Como metodologia, este estudo tem caráter bibliográfico na qual serão realizadas leituras de artigos científicos, livros, teses, entre outros, que possam dar suporte teórico ao estudo, com base no Método Crítico Dialético, na Teoria Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica. Como contribuição esse trabalho pretende sinalizar para a família e a escola, a importância de se preocupar com a temática abordada, e compreender que a afetividade e o desenvolvimento das emoções podem influenciar e impactar a formação do sujeito e contribuir ou não para o seu desenvolvimento dentro do ambiente escolar.-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this study is to comprehend and analyze the significance of affectivity and emotion in the relationship between the family and the school in the development of children in Early Childhood Education and the manner in which the subjects involved are impacted towards comprehensive formation. The choice of this theme was motivated by my personal life experiences and the experiences I have encountered in the school setting, which have further emphasized the importance of affective aspects. The central issue of this study is to determine the relationship between affectivity and emotion within the context of the family and the school and its potential impact on the child's learning process and integral development in the school stage of Early Childhood Education. This study adopts a bibliographic approach, utilizing readings of scientific articles, books, theses, and other sources to provide theoretical support, based on the Dialectical Critical Method, Historical-Cultural Theory, and Historical-Critical Pedagogy. The contribution of this work is to emphasize to both the family and the school the significance of considering the discussed theme, and to understand the role of affectivity and the development of emotions in shaping the subject and impacting their development within the school environment.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCECA - Departamento de Educação-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectEmoção-
Palavras-chave: dc.subjectEscola e família-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Maternal-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional - Relações familiares-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCognição nas crianças-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectAffectivity-
Palavras-chave: dc.subjectEmotion-
Palavras-chave: dc.subjectSchool and family-
Palavras-chave: dc.subjectChild education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational psychology - Family relationships-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectCognition in children-
Palavras-chave: dc.subjectAffectivity-
Título: dc.titleEducação infantil, afetividade e emoção: a relação entre família e escola para o desenvolvimento integral da criança-
Título: dc.titleEarly childhood education, affectivity and emotion: the relationship between family and school for the integral development of the child-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.