
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Ângela Maria de Sousa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Araújo, Marivânia Conceição | - |
| Autor(es): dc.contributor | Perrude, Marleide Rodrigues da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Kulaitis, Fernando | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, Mariana Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:55:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:55:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18156 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977096 | - |
| Descrição: dc.description | No presente estudo, nosso objetivo é realizar uma análise sociológica da participação direta e indireta do Movimento Negro na formulação e processo de consolidação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No que diz respeito à questão geral de pesquisa, nossa intenção é examinar criticamente e elucidar a dinâmica das relações entre os movimentos sociais na tentativa de enfrentar as perpetrações de violência contra crianças e adolescentes negros no Brasil, justapostas à institucionalização e ao processo de consolidação do ECA. A hipótese de pesquisa configura-se na averiguação da forma que os movimentos negros estiveram (ou estão atualmente) implicados na gênese, atualização, avaliação e consolidação do ECA, juntamente com outras políticas públicas destinadas a salvaguardar os direitos de crianças e adolescentes, especialmente crianças e adolescentes negros. A principal abordagem metodológica empregada é a pesquisa documental, envolvendo a exploração dos Anais das Conferências Nacionais dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Saúde e da Educação, bem como a leitura de documentos do Movimento Negro, artigos e dissertações do âmbito de Crianças e Adolescentes, raça e dados censitários pertinentes a esse grupo demográfico. Reconhecemos que, como contribuição à Linha de Pesquisa "Desigualdades, Cultura e Cidadania" do PPGSOC/UEL, nosso estudo introduz novas investigações sociológicas sobre as potenciais ramificações no processo de enfrentamento às desigualdades raciais, por meio da ressignificação de políticas públicas voltadas para a defesa dos direitos humanos de uma população ainda considerada como minoria social – especificamente, crianças e adolescentes negros e economicamente desfavorecidos no Brasil. | - |
| Descrição: dc.description | In the present study, our aim is to conduct a sociological analysis of the direct and indirect participation of the Black Movement in the formulation and consolidation process of the Statute of the Child and Adolescent (ECA). Regarding the general research question, our intention is to critically examine and elucidate the dynamics of the relationships between social movements in their attempt to address the perpetration of violence against Black children and adolescents in Brazil, juxtaposed with the institutionalization and consolidation process of the ECA. The research hypothesis involves investigating the ways in which Black movements have been (or are currently) involved in the genesis, updating, evaluation, and consolidation of the ECA, along with other public policies aimed at safeguarding the rights of children and adolescents, especially Black children and adolescents. The main methodological approach employed is documentary research, involving the exploration of the Annals of the National Conferences on the Rights of Children and Adolescents, Health, and Education, as well as the review of documents from the Black Movement, articles, and dissertations in the fields of Children and Adolescents, race, and census data relevant to this demographic group. We acknowledge that, as a contribution to the Research Line "Inequalities, Culture, and Citizenship" of PPGSOC/UEL, our study introduces new sociological investigations into the potential ramifications in the process of confronting racial inequalities through the redefinition of public policies aimed at defending the human rights of a population still considered a social minority—specifically, Black and economically disadvantaged children and adolescents in Brazil. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Ciências Sociais | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
| Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direitos de crianças e adolescentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movimentos negros | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direitos das crianças - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direitos dos adolescentes - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Negros - Aspectos sociais - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sociais - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violência em crianças - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Sociologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Sociologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rights of children and adolescents | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Black movement | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public polity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Children's rights - Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescent rights - Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public policy - Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Blacks - Social aspects - Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social movements - Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violence in children - Brazil | - |
| Título: dc.title | Uma análise sociológica da proteção integral de crianças e adolescentes negras/os: contribuições do movimento negro ao ECA | - |
| Título: dc.title | A sociological analysis of comprehensive protection of black children and adolescents: contributions of the black movement in the statute of the child and adolescent | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: