Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | González, Alberto Durán [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Milene Zanoni da | - |
Autor(es): dc.contributor | Garanhani, Mara Lúcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Girotto, Edmarlon | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortoletto, Maira Sayuri Sakai | - |
Autor(es): dc.creator | Borin, Fabiane Yuri Yamacita | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:54:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:54:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10071 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977065 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O profissional farmacêutico está em busca de ressignificar seu papel como profissional de saúde, um profissional que atenda aos princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS) Assim, é importante compreender o processo de formação do farmacêutico para atuar na Assistência Farmacêutica na Atenção básica no SUS e analisar as percepções dos coordenadores de curso, docentes supervisores, profissionais preceptores e alunos sobre a integração ensino-serviço-comunidade nos cenários de prática da saúde coletiva para formação do aluno de farmácia Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em um município de grande porte do sul do Brasil em uma Instituição de Ensino Superior pública e uma privada, e em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) que são campos de estágios dos alunos de farmácia Foram realizadas vinte e duas entrevistas semiestruturadas no período de fevereiro de 216 a setembro de 217, com três coordenadoras, cinco docentes supervisores, dez alunos e quatro profissionais preceptores Foi adotado também para a coleta de dados um diário de campo Para a análise dos dados obtidos foi utilizado como referencial metodológico a Análise do Discurso e como referencial teórico o filósofo Edgar Morin a partir de alguns pressupostos da Teoria da Complexidade e dos argumentos para a Reforma do Pensamento, com ênfase nos conceitos do conhecimento pertinente e da compreensão humana Os principais resultados abordam a matriz curricular do curso de farmácia que não favorece a integração dos conteúdos e o conhecimento pertinente para a formação do aluno; importância da supervisão docente no direcionamento dos alunos e na intencionalidade de alcançar os objetivos propostos pelo estágio; falta de acolhimento dos profissionais da UBS e dificuldade em compreender seu papel formador; farmacêutico com carga horária insuficiente para desenvolver suas atividades profissionais de gestão técnica administrativa e clínico-assistencial; estrutura física inadequada da UBS e as percepções dos participantes da pesquisa sobre a integração ensino-serviço-comunidade que consideram como fator importante a inserção dos alunos nos cenários de prática para compreensão do contexto de sua atuação como profissional de saúde | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The pharmacist is seeking to reframe his role as a health professional, as a worker that meets the guiding principles of the Brazilian Unified Health System (SUS) Thus, it is important to understand the process of training the pharmacist to act in pharmaceutical assistance in primary care in SUS and to analyze the perceptions of the course coordinators, supervisors, preceptors and students on the teaching-service-community integration in the practice scenarios of the collective health for the training of the pharmacy student This study is a qualitative research carried out in a large county of the South of Brazil in a public and private Higher Education Institution (HEI), and in four Basic Health Units (UBS) that are the internship field for the pharmacy students Twenty-two semi-structured interviews were carried out from February 216 to September 217, with three coordinators, five supervisors, ten students and four preceptors It was also adopted for data collection a field diary For the analysis of the data obtained, it was used as a methodological reference the Discourse Analysis and as a theoretical reference the philosopher Edgar Morin from some assumptions of Complexity Theory and the arguments of the Reformation Thought, with emphasis on the concepts of pertinent knowledge and understanding The main results broach the course curriculum of the pharmacy school that does not favor the integration of the contents and the pertinent knowledge for the student under formation; importance of the type of teacher supervision in the direction of the students and in the intentionality of reaching the objectives proposed by the internship; lack of reception of UBS professionals and difficulty in understanding their role in training; pharmacist with insufficient working hours to develop their professional activities of administrative and clinical-assistance management; inadequate physical structure of UBS and the participants' perceptions of the teaching-service-community integration that they consider as an important factor in the insertion of students in the practice scenarios to understand the context of their performance as a health professional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Saúde Coletiva | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências da Saúde | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Farmácia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção farmacêutica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Periódicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pharmacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pharmaceutical care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Os cenários de prática da saúde coletiva na formação do profissional farmacêutico na graduação : interfaces com o pensamento complexo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: