Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcos Rodrigues da [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Arruda, Sergio de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | Bastos Filho, Jenner Barreto | - |
Autor(es): dc.creator | Vilas Boas, Anderson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:54:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:54:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13460 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977047 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Com o estabelecimento do campo disciplinar História e Filosofia da Ciência (HFC) na década de 196, acalentaram-se discussões a respeito da inserção da história da ciência no ensino de ciências, bem como da importância de se ensinar sobre o que veio a ser chamado posteriormente de Natureza da Ciência (NdC) Após mostrar que existe uma demanda de discussões sobre NdC no Ensino de Ciências e que esta demanda pode ser sanada por meio de estudos de HFC, são apresentados alguns conceitos de HFC Em seguida é descrito o levantamento bibliográfico que foi feito em periódicos nacionais resultando na distinção de 18 categorias que representam temas gerais que podem conduzir pesquisas a respeito da NdC no ensino de ciências, muitas destas intrinsecamente relacionadas com a HFC Buscando esboçar uma resposta para a questão “de que modo efetivamente poderia ocorrer, como desejado pelos teóricos do ensino de ciências, uma compreensão de NdC a partir de HFC?”, é apresentado o artigo de Alcchin (23), que fornece uma interessante ferramenta que permite que aspectos da NdC possam ser ensinados a partir de qualquer tipo de narrativa histórica da ciência presente em materiais didáticos (mesmo as de qualidade duvidosa); e o artigo de Ribeiro & Martins (27), que fornece uma ferramenta que possibilita a inferência dos efeitos que tais narrativas terão sobre os alunos a partir de como elas se apresentam no material didático; que juntos complementam-se, formando um instrumento potencialmente promissor no que diz respeito à abordagem da NdC nas salas de aula de ciências a partir da história da ciência (geralmente de má qualidade, conforme aponta uma extensa literatura da área) presente nos materiais didáticos atualmente disponíveis A pesquisa que resultou neste ensaio dissertativo é uma continuidade de uma série de orientações programáticas cujas discussões visam problematizar e com isso esclarecer o papel da NdC e da HFC no Ensino de Ciências, e sua contribuição se dá no sentido de oferecer-se como suporte para futuras pesquisas a serem desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do qual seu autor faz parte | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Since the inclusion History and Philosophy of Science (HPC) in the 196s as subject fields, a cherished discussion about the inclusion of history of science in science teaching started, as well as the importance of teaching about what came to be called later by the Nature of Science (NoS) After showing that there is a demand for discussions on NoS in Science Education, and this demand can be remedied through studies of HPC, some concepts of HPC are presented Then, is described a literature research that was made in national periodics which resulted in the distinction of 18 categories that represent broad themes that can conduct research about the NoS in science education, many of these intrinsically connected with the HPC Searching sketch an answer to the question "how effectively could occur as desired by the theorists of science education, an understanding of NoS, from HPC?", is presented the article by Alcchin (23), which provides an interesting tool who allows that aspects of NoS can be taught from any kind of historical narrative located in science textbooks (even those of dubious quality), and the article by Ribeiro & Martins (27), which provides a tool that allows the inference of the effects that such narratives have on students, from how they appear in textbooks; which together complement each other, forming a potentially promising tool to approach the NoS in the classroom science from the history of science (usually with a low quality, as shown by an extensive literature on the area) present in the textbooks currently available The research that resulted in this dissertational essay is a continuation of a series of programmatic orientations whose discussions wants to problematize and clarify the function of the NoS and the HPC in Science Education, and it contribution is made towards offering support for future research to be developed by the research group which its author is a member | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Título: dc.title | A natureza da ciência no ensino de ciências conforme artigos publicados em periódicos nacionais e o seu ensino por meio de narrativas históricas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: