Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Cinthyan Renata Sachs Camerlengo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Felinto, Alan Salvany | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Wagner Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Mioni, José Luiz Villela Marcondes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:54:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:54:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17088 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977042 | - |
Descrição: dc.description | O crescimento de conteúdo ofensivo, comportamento tóxico e assédio de indivíduos em ambientes de internet aumentou significativamente à medida que a sociedade se torna cada vez mais digital. Diante desses eventos, diversas comunidades da web como redes sociais, portais e jogos online buscam dar suporte tecnológico na filtragem de conteúdo, proteção individual e verificação de dados. Apesar desses esforços, casos de depressão, ansiedade, outros traumas psicológicos e suicídio ainda são relatados em várias plataformas. Este trabalho descreve uma ferramenta de Processamento da Língua Portuguesa que sinalizará possível cyberbullying e discurso de ódio na rede social twitter por meio de categorização, classificação e concorrência para alcançar um índice binário de toxicidade pragmaticamente, assim como sua análise sobre um corpus alvo compilado a partir de conteúdo em redes sociais. Por meio da análise, um índice de 7,3% de toxicidade foi encontrado no corpus, reforçando a necessidade de atenção ao assunto, assim como expansões das ferramentas e pesquisas futuras na área. | - |
Descrição: dc.description | The growth of offensive content, toxic behavior, and harassment of individuals in internet environments has increased significantly as society becomes more and more digital. Given these events, several web communities such as social networks, portals and online games seek to provide technological support in content filtering, individual protection, and data verification. Despite these efforts, cases of depression, anxiety, other psychological traumas, and suicide are still reported on several platforms. This work describes a Portuguese language processing tool that will signal possible cyberbullying and hate speech in the twitter social network through categorization, classification, and concurrency to pragmatically reach a binary toxicity index, as well as analyze a target corpus compiled from social media content. According to the analysis, a 7.3% toxicity index was found in the corpus, reinforcing the need for attention to the issue as well as expansion of available tools and future research in this field. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Computação | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processamento de linguagem natural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise pragmática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cyberbullying | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processamento de linguagem natural (Computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes da internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assédio virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natural language processing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pragmatic analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cyberbullying | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natural language processing (Computer science) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet environments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cyberbullying | - |
Título: dc.title | Processamento da língua portuguesa na detecção de toxicidade na rede social twitter | - |
Título: dc.title | Natural language processing of the portuguese language for toxicity detection on the twitter social network | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: