Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorPires, Celia Maria Carolino-
Autor(es): dc.contributorSantos, Edilaine Regina dos-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Pamela Emanueli Alves-
Autor(es): dc.contributorBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]-
Autor(es): dc.creatorRossetto, Hallynnee Héllenn Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:54:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:54:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14560-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977039-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo de cunho interpretativo descreve e analisa a elaboração de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) com a intenção de conhecer como professores que ensinam matemática na Educação Básica lidam com ela As informações foram coletadas a partir da Oficina de Análise da Produção Escrita em Tarefas de Matemática, uma das ações do Projeto Universal 483266/212-4, com 16 professores que faziam parte do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Para este estudo, acompanhou-se uma dupla desses professores A THA, elaborada a partir do modelo de Simon (1995), foi tomada como uma oportunidade de aprendizagem sob a luz do Princípio da Orientação, um dos princípios da Educação Matemática Realística (RME) De modo geral, os docentes apresentaram estratégias e procedimentos da matemática escolar comumente trabalhada na Educação Básica Acompanhar a elaboração da THA viabilizou identificar elementos que diferenciam a THA na direção de uma sua ampliação: a Trajetória de Ensino e Aprendizagem (TEA)-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This interpretative study describes and analyzes the development of a Hypothetical Learning Trajectory (THA) with the intention to know how Math teachers of Basic education deal with it All the information was taken from the Writing Production Analysis in Mathematics Tasks Workshop, one of the actions of Universal Project 483266 / 212-4, of 16 teachers who were part of the Educational Development Program - PDE For this study were observed two of them The THA, elaborated based on the Simon model (1995) was taken as a learning opportunity under the Guidance Principle, one of the principles of Realistic Mathematics Education (RME) In general, the teachers presented school mathematics strategies and procedures commonly crafted in Basic Education Monitoring the development of THA enabled to identify elements that differentiate the THA in the direction of one possible expansion: the Teaching and Learning Trajectory (TEA)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleTrajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.