Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Francismara Neves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rovilson José da | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Ana Cláudia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:54:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:54:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12228 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/977027 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: pesquisa intitulada CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: um caminho para a formação de leitores? objetivou verificar alguns efeitos das narrativas orais, ou seja, dos possíveis decorrentes da contação de histórias para a formação de alunos-leitores, e descobrir se e como o desempenho do professor durante a contação de histórias influencia o interesse do aluno em ler outros livros Situando-se no campo das investigações qualitativas, por conseguinte descritivas e interpretativas A parte empírica foi desenvolvida em um ambiente escolar com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, visto que há uma ruptura na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, não só pela força da transição brusca da oferta dos ambientes de aprendizagem comuns a essas estruturas de ensino, como também pelas demais possibilidades interativas nas salas das séries iniciais Pelos resultados desta pesquisa foi possível demonstrar a contação de história como mais uma estratégia fundamental na formação do leitor garantindo-se, com isso, o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que valoriza a constituição de sujeitos críticos e reflexivos Isso porque as narrativas orais, especialmente as que têm por suporte a leitura de textos literários, como foi o caso deste estudo, condensam em si caminhos plurissignificativos para a leitura e compreensão de si e do mundo | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The research named STORYTELLING: a path to develop readers? aimed to check some of the effects of oral narratives, i e, possible effects that resulted from storytelling for the development of novice readers It also aimed to find out if and how the teacher’s performance during the storytelling influences the student’s interest in reading other books Set in the field of qualitative investigations, and therefore descriptive and interpretative The empirical part of the research was developed in an educational environment with students of the 2nd grade in elementary school, since there is a disruption in the transition from kindergarten to elementary school, not only because of the power of the rough transition of the offering of learning environments typical of those teaching structures, but because of other interactive possibilities in classes of early grades Through the results of this research it was possible to expose storytelling as one more central strategy for the reader’s development, assuring this way the enrichment of the educational process under a perspective that values the generation of critical and reflexive individuals That’s due to the fact that oral narratives, especially those that are supported by the reading of literary work, as in the case of this research, concentrate multi meaning ways for the reading and understanding of themselves and the world | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte de contar histórias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contadores de histórias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formation of readers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art of storytelling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Storytellers | - |
Título: dc.title | Contação de histórias : um caminho para a formação de leitores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: