Relações entre surdez, raça e gênero no processo de escolarização de alunos surdos no Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMeletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorBueno, José Geraldo Silveira-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Karen-
Autor(es): dc.contributorVitaliano, Célia Regina-
Autor(es): dc.creatorVedoato, Sandra Cristina Malzinoti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:54:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:54:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15878-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976960-
Descrição: dc.descriptionResumo: O trabalho teve por objetivo analisar as relações entre surdez e as condições de raça e gênero no processo de escolarização de alunos surdos no Estado do Paraná Para tanto, foram utilizado dados demográfico nacional e estadual e os microdados do Censo da Educação Básica de 213 Analisamos a relação entre surdez, raça, gênero no que se refere ao acesso à educação básica; ao tipo de escolarização; às etapas de ensino; e ao acesso ao atendimento educacional especializado Nossas análises indicaram que as condições de acesso e de permanência do aluno surdo na educação básica paranaense são impactadas não só pela condição de surdez, mas também pela cor ou raça e pelo gênero Os dados oficiais indicam que as condições de escolarização do aluno surdo, homem e branco são mais favoráveis que as da aluna surda, mulher, negra ou parda Com isso, concluímos que as condições de escolarização da pessoa surda são precárias, mas quando associadas a outras marcas sociais, como gênero e raça, tal precariedade se intensifica-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The study aimed to analyze the relationship between deafness and the conditions of race and gender in the educational process of deaf students in the state of Paraná Therefore, we used national and state demographics and micro Census of Basic Education of 213 We analyzed the relationship between deafness, breed, gender in relation to access to basic education; the type of education; the teaching steps; and access to specialized educational services Our analysis indicated that the conditions of access and the deaf students remaining in Paraná basic education are impacted not only by hearing loss condition, but also by color or breed and gender Official data indicate that the deaf student enrollment conditions, male gendre and white breed people are more favorable than those of the deaf student, female gendre, black or brown breed Thus, we conclude that the deaf person's schooling conditions are poor, but when combined with other social brands such as gender and breed, such precariousness intensifies-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEducação-
Relação: dc.relationCentro de Educação, Comunicação e Artes-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos-
Palavras-chave: dc.subjectRelações raciais-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducational indicators-
Título: dc.titleRelações entre surdez, raça e gênero no processo de escolarização de alunos surdos no Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.