Uma proposta de unidade didática para o ensino da física de plasmas na formação inicial de professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorPaulo, Iramaia Jorge Cabral de-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Sérgio Carlos de-
Autor(es): dc.contributorRammazzina Filho, Walter Anibal-
Autor(es): dc.contributorCamargo Filho, Paulo Sérgio de-
Autor(es): dc.creatorKikuchi, Ligia Ayumi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:54:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:54:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9759-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976945-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa realizou uma investigação teórico-metodológica para elaboração e aplicação de uma Unidade Didática de Física de Plasmas com base na História da Ciência, na Aprendizagem Significativa, nos Momentos Pedagógicos e na Didática das Ciências, para estudantes de Licenciatura em Física Assim, apresentamos um exemplar de uma abordagem didática deste conteúdo, de modo que esta possa contribuir para o repertório de saberes de professores de Física Os resultados dessa aplicação foram obtidos por meio de questionários, prévio e posterior, e mapas conceituais, na busca de compreender as noções dos estudantes a respeito do tema Além disso, a Unidade Didática foi enviada a professores atuantes nas Licenciaturas em Física para que esses realizassem uma validação A partir dos resultados, foi possível inferir que, em função da abordagem com base na História da Ciência, a Unidade Didática possibilitou aos estudantes uma ampliação em suas visões de Natureza da Ciência Por meio dos resultados obtidos da aplicação da Unidade Didática, observamos indícios de Aprendizagem Significativa Dessa maneira, podemos afirmar que a Unidade Didática permitiu um enriquecimento dos conceitos por meio da diferenciação progressiva e reconciliação integrativa realizadas pelos estudantes, portanto, houve uma assimilação dos novos conceitos Além disso, de acordo com a validação realizada pelos professores participantes, a Unidade Didática construída apresenta uma estrutura com potencial de oferecer aos estudantes em formação inicial uma situação de aprendizagem que aciona, articula e integra os saberes disciplinares relacionados com a Física de Plasmas com seus saberes da formação profissional, saberes experienciais e saberes curriculares A partir da análise realizada, pudemos inferir que a Unidade Didática de Física de Plasmas elaborada pode contribuir para a construção do repertório de saberes de futuros professores-
Descrição: dc.descriptionTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research conducted a theoretical and methodological investigation for the elaboration and application of a Didactic Unit of Plasma Physics based on History of Science, Meaningful Learning, the Pedagogical Moments and the Didactic of Sciences, for Physics Education Undergraduate students Thus, we present a sample of a didactic approach on this content, so that it can contribute to the repertoire of knowledge of Physics teachers The results of this application were obtained by questionnaires, before and after, and concept maps, in order to understand the students’ notions about the theme In addition, the Didactic Unit was sent to professors, working in Physics Education Undergraduate courses, to validate it From the results, it was possible to infer that, due to its History of Science approach, the Didactic Unit enabled students to broaden their views on the Nature of Science Considering the results obtained by applying the Didactic Unit, we noticed Meaningful Learning evidences Then, we can affirm that the Didactic Unit makes possible an enrichment of concepts through progressive differentiation and integrative reconciliation by the students, therefore, there was an assimilation of new concepts Moreover, according to the professors’ validation, the elaborated Didactic Unit presents a structure with potential to offer students in initial formation a learning situation that triggers, articulates and integrates the disciplinary knowledge related to Plasma Physics with their professional formation knowledge, experiential knowledge and curricular knowledge From the analysis performed, it is possible to infer that the elaborated Didactic Unit about Plasma Physics can contribute to the construction of the future teachers’ repertoire of knowledge-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationDoutorado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectFísica dos plasmas-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectPlasma astrophysics-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleUma proposta de unidade didática para o ensino da física de plasmas na formação inicial de professores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.