O design thinking como método no processo de criação, articulação e desenvolvimento de significação e produção de sentido na comunicação visual

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Rosane Fonseca de Freitas-
Autor(es): dc.contributorContani, Miguel Luiz-
Autor(es): dc.contributorBarros, Rodolfo Miranda de-
Autor(es): dc.creatorGagliardi, Erick Stacy-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:54:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:54:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17795-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976941-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa apresenta o Design Thinking (DT) como método no processo criativo em projetos de comunicação visual relacionados a identidade visual, publicidade e marketing. Apresenta uma pesquisa com futuros profissionais de design dos cursos de design gráfico, design digital e marketing em caráter exploratório e qualitativo, delineada por um estudo de campo durante o desenvolvimento de projetos de comunicação, significação e produção de sentido. Utilizando para tanto o DTKBoard, processo baseado no modelo mental do Design Thinking. Como objetivos específicos, visa identificar a adaptabilidade do DT junto a designers e equipes de comunicação em seus processos criativos, descrever os modos de aplicação do DT na comunicação em um estudo de campo que constituiu no desenvolvimento de projetos de identidade visual e plano de comunicação e analisar a contribuição do DT para o cenário criativo de comunicação, propondo alternativas em acordo com descobertas já realizadas nos tempos recentes, contribuindo para validar o processo frente ao exigente mercado de trabalho contemporâneo. Foi possível compreender que o DT além de ter apresentado diversas mudanças culturais nas mais diversas corporações ao redor do globo é também aplicável a projetos de significação e produção de sentido na comunicação visual e corrobora com um processo criativo mais fluido, empático, participativo e integrador, trazendo claros benefícios as equipes criativas.-
Descrição: dc.descriptionThis research presents Design Thinking (DT) as a method in the creative process in visual communication projects related to visual identity, advertising and marketing. It presents an exploratory and qualitative research with future design professionals of graphic design, digital design and marketing, outlined by a field study during the development of communication, meaning and meaning production projects. Using the DTKBoard, a process based on the mental model of Design Thinking. As specific objectives, it aims to identify the adaptability of DT with designers and communication teams in their creative processes, to describe the application of DT in communication in a field study that constituted the development of projects of visual identity and communication plan and analyze DT's contribution to the creative communication scenario, proposing alternatives in line with discoveries already made in recent times, contributing to validate the process in the demanding contemporary job market. It was possible to understand that DT, in addition to having presented several cultural changes in the most diverse corporations around the globe, is also applicable to projects of meaning and production of meaning in visual communication and corroborates with a more fluid, empathetic, participatory and integrative creative process, bringing clear benefits to creative teams.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCECA - Departamento de Comunicação-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Comunicação-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectDesign thinking-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação visual-
Palavras-chave: dc.subjectProdução de sentido-
Palavras-chave: dc.subjectProdução de sentido (Comunicação)-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais Aplicadas - Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais Aplicadas - Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectDesign thinking-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectVisual communication-
Palavras-chave: dc.subjectProduction of meaning-
Palavras-chave: dc.subjectSense-making (Communication)-
Título: dc.titleO design thinking como método no processo de criação, articulação e desenvolvimento de significação e produção de sentido na comunicação visual-
Título: dc.titleDesign thinking as a method in the process of creation, articulation and development of meaning and production of meaning in visual communication-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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