
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marques, Inara [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tudella, Eloisa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Moura, Felipe Arruda | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Laísla Camila da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:54:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:54:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12094 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976903 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar o efeito do desenvolvimento da marcha no alcance e na preensão manual em relação ao tamanho dos objetos O estudo contou com a participação de 18 bebês recrutados nos Centros Municipais de Educação Infantil da cidade de Cambé O experimento consistiu na análise do efeito do desenvolvimento da marcha no alcance e na preensão de três objetos com diferentes tamanhos (2 cm; 3,5 cm; 5 cm) em duas condições: sentado e em pé As variáveis de análise do alcance foram: índice de retilinearidade; média de velocidade; e pico de velocidade As variáveis de análise da preensão foram: mão utilizada para o alcance; número de dedos juntos com o polegar em contato com o objeto; e tipo de preensão (palmar, ou digital) Para análise estatística dos dados de alcance, utilizou-se o teste de Wilcoxon, Kruskall Wallis e U de Mann Whitney e para análise da preensão, utilizou-se o teste de qui-quadrado de independência, nos quais foram estabelecidos o nível de significância em ,5 Os resultados relacionados ao alcance indicaram que os bebês com menor tempo de experiência na marcha (grupo 1 e 2), apresentam menores médias de velocidade no alcançar na condição sentado, quando comparados aos bebês com maior tempo de experiência na marcha (grupo 3) Em relação ao tamanho dos objetos, os grupos 1 e 2 apresentaram menor média de velocidade no objeto grande (5 cm) Foram verificadas diferenças nos picos de velocidade intra grupos em relação ao tamanho dos objetos da condição sentado para condição em pé Quanto aos padrões de preensão, foram verificadas associações entre tipo de preensão em relação aos objetos, nos quais as frequências de preensão digital podem ser explicadas pelas preensões do objeto pequeno (2 cm) Foi verificado associação nos grupos 1 e 2 entre a mão utilizada para apreender o objeto entre as condições Verificou-se, também, associação no grupo 3, entre número de dedos utilizados para preensão em relação a objeto Conclui-se que a posição em pé e o tempo de experiência na marcha influenciaram no desempenho do alcançar e da preensão, em especial naqueles bebês que possuem menor tempo de experiência na marcha Da mesma forma, nos ajustes em relação ao tamanho do objeto, de forma mais expressiva nos objetos de tamanho intermediário e grande | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The objective of this study was to analyze the effect of gait development on reach and manual grip relative to the size of the objects The research included the participation of 18 babies recruited in the Municipal Center for Early Childhood Education of the city of Cambé The experiment consisted in the analysis of the effect of gait development on the reach and grip of three objects with different sizes (2 cm; 35 cm; 5 cm) under two conditions: sitting and standing Reach analysis variables were: rectilinearity index, average speed, and peak speed; the grasp analysis variables were: hand used for reach, number of fingers used with the thumb to contact the object, and type of grip (palmar or digital) Wilcoxon test, Kruskall Wallis and Mann Whitney U were used for statistical analysis of the reach data, Chi-square test of independence was used for the grip analysis, assuming the level of significance of 5 The results showed that babies with shorter experience in gaiting (group 1 and 2) had lower average speed on reach while sitting, when compared to babies with longer experience in gaiting (group 3) Regarding the size of the objects, groups 1 and 2 showed reduced average speed when tested with the large object (5 cm) Differences were also seen in the intra-group peak speed in relation to the size of the objects of the sitting and standing condition Regarding the grip patterns, association between grip type and size of the object were observed, in which digital grip frequency can be explained by small object (2 cm) usage In groups 1 and 2, an association between the hand used to grasping the object and the conditions could be observed Also, in group 3, there was an association between number of fingers used to grip and the object It is concluded that the standing position and experience in gait influence the performance of reaching and grasping, especially for those babies who have less experience in gait In a similar manner, the standing position and experience in gait affect the adjustment related to the size of the object, particularly in intermediate and large-sized objects | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Educação Física | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Educação Física e Esportes | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Capacidade motora nas crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Marcha humana | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Child development | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motor ability in children | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gait in humans | - |
| Título: dc.title | O efeito do desenvolvimento da marcha nos padrões de alcance e da preensão manual em relação ao tamanho dos objetos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: