A obscena senhora a : a de absurdo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Volnei Edson dos [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorGiannattasio, Gabriel-
Autor(es): dc.contributorDantas, Marta-
Autor(es): dc.contributorWeber, José Fernandes-
Autor(es): dc.contributorSimon, Luiz Carlos Santos-
Autor(es): dc.creatorRocha, Cleia da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:54:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:54:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13610-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976876-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho pretende fazer um estudo da obra A obscena senhora D, de Hilda Hilst, focando na relação do sujeito fragmentado consigo mesmo e com suas categorias de inserção no mundo, concebido por nós como: o outro, Deus, o tempo, a morte e a linguagem Para tratar destas questões do sujeito que se colocam como questões ontológicas, metafísicas e estéticas, recorreremos às teorias de Aristóteles, Heidegger e Albert Camus Em nossa concepção a fragmentação do sujeito origina-se de uma perda da referência transcendente, e consequentemente do afloramento da consciência de imanência e desamparo que provêm de tal constatação A derrelição na estrutura do eu, se propaga como uma manifestação absurda sobre as demais relações humanas e tem na linguagem poética sua última parada e possibilidade de salvamento do eu, ainda que momentaneamente-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Avec ce travail de recherche on propose une étude sur l’oeuvre “A obscena senhora D” de Hilda Hilst et plus specifiquement, sur la relation qui fait le sujet fragmenté avec soi-même e avec ses categories d’insertion dans de monde, c’est-à-dire avec l’autre, avec Dieu, le temps, la mort et le langage Pour répondre à cela qui se transforme à la fin en questions d’ordre ontologique, métaphysique et esthétiques nous nous ferons l’usage de quelques pensées d’Artistote, Heidegger et Albert Camus Selon notre point de vue, cette fragmentation du sujet a son origine dans la perte d’un point de repère par rapport à la transcendence et par conséquent en arrivant à une conscience de totale immanence et de délaissement de soi Ainsi la déréliction de la conscience même de l’individu se répand telle quelle une manifestation absurde sur les autres rapports de l’existence humane et en trouve sa dernière demeure et possibilité de réfuge, bien que de une manière fugace dans le langage poétique-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationLetras-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-graduação em Letras-
Palavras-chave: dc.subjectFicção brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectMetafísica na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectHilst, Hilda, 1930-2004 - Criticsm and interpretation-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian fiction - History and criticism-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy - Literature-
Palavras-chave: dc.subjectMetaphysics in literature-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage - Philosophy-
Título: dc.titleA obscena senhora a : a de absurdo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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