
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Huertas Calvente, Maria del Carmen Matilde [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Asari, Alice Yatiyo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Saquet, Marcos Aurélio | - |
| Autor(es): dc.creator | Colasante, Tatiana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:54:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:54:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13425 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976842 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O trabalho analisa a relação entre território, cultura e identidade, enfatizando o caráter simbólico do território Investiga como são construídas as identidades territoriais por intermédio da influência cultural e demonstra a contribuição dos diversos grupos de imigrantes para a composição étnica da população brasileira Aplica a teoria ao município de Londrina-PR utilizando como método a análise da paisagem e identifica as principais manifestações culturais que os diversos fluxos migratórios deixaram como patrimônio cultural do município e que ainda são percebidas nos dias atuais Discute a imposição de uma identidade territorial baseada em elementos da cultura inglesa pelo poder público como forma de city marketing, aproveitando o contexto histórico de Londrina pelo fato de ter sido oficialmente colonizada por ingleses Destaca que, além dos ingleses, a construção do município teve a participação de outros diversos imigrantes, como os japoneses, portugueses, alemães, poloneses, italianos, espanhóis, árabes e migrantes paulistas e nordestinos, além dos índios e caboclos que já viviam na região antes mesmo da colonização inglesa e que deixaram seu legado cultural impresso na paisagem londrinense Analisa a contribuição de cada um destes grupos étnicos para a afirmação de uma identidade territorial londrinense e conclui que mesmo que o município tenha sido colonizado com a intervenção dos ingleses, os japoneses conseguiram a manutenção dos seus valores identitários em Londrina, por intermédio de dezenas de elementos conservados na paisagem, além de motivar a população londrinense a utilizar os mesmo elementos culturais e a participar ativamente das expressões culturais dessa etnia, o que denota uma aproximação muito maior da identidade territorial londrinense com os japoneses do que efetivamente com os ingleses | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The study analyzes the relationship between territory, culture and identity, emphasizing the symbolic character of the territory Investigates how territorial identities are constructed through the cultural influence and demonstrates the contribution of the various groups of immigrants to the ethnic composition of the population Apply the theory to the city of Londrina-PR as a method using the analysis of landscape and identifies the main cultural events that left many flows as cultural heritage of the municipality and which are still perceived today Discusses the imposition of a territorial identity based on elements of english culture by the public power as a form of city marketing, using the historical context of the fact that Londrina was officially colonized by the british Notes that, in addition to british, the construction of the city was attended by many other immigrants, as the japanese, portuguese, germans, poles, italians, spaniards, arabs and migrants from São Paulo and the Northeast, and the Indians and caboclos already living in the region even before the british colonization and left its cultural landscape printed in Londrina Analyzes the contribution of each of these ethnic groups to assert a territorial identity in Londrina and concludes that even if the municipality has been settled with the intervention of the british, the japanese managed to maintain their identity values in Londrina, through dozens of conserved elements in the landscape, and motivate the population of the city to use the same cultural elements and to participate actively in the cultural expressions of ethnicity, which shows a much greater approximation of territorial identity with the Japanese effectively than the British in Londrina | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Geografia | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia humana | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ingleses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidades e vilas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Human geography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Human territoriality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cities and towns | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | English - Identity | - |
| Título: dc.title | A influência dos fluxos migratórios na construção das identidades territoriais londrinenses | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: