
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bzuneck, José Aloyseo [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rufini, Sueli Édi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Boruchovitch, Evely | - |
| Autor(es): dc.creator | Megliato, Jucyla Guimarães Peres | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:54:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:54:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13159 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976835 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A motivação autônoma tem sido relacionada com melhores resultados acadêmicos, como o engajamento cognitivo nas tarefas escolares, quando comparada com a motivação controlada O objetivo deste trabalho foi identificar as relações entre os perfis motivacionais de alunos adolescentes para a realização das tarefas de casa de matemática com o seu engajamento cognitivo (uso de estratégias de aprendizagem) Como abordagens teóricas, foram utilizadas a Teoria da Autodeterminação e a literatura do engajamento escolar Participaram do estudo 513 alunos de sétimas e oitavas séries de escolas públicas do norte do Paraná Para a coleta dos dados, foi utilizado um instrumento de autorrelato com 34 itens em escala tipo Likert de cinco pontos As análises revelaram que o modelo com quatro grupos foi o que apresentou o melhor ajuste para a amostra, sugerindo que havia quatro perfis motivacionais distintos; (a) alunos com escores moderados em motivação autônoma e controlada e altos em desmotivação, (b) alunos com pontuações baixas em motivação autônoma e controlada e alta em desmotivação, (c) alunos com escores altos em motivação autônoma e baixo em motivação controlada e em desmotivação, e (d) alunos com escores moderados em motivação autônoma e controlada e baixos em desmotivação Os resultados apontaram que os alunos do perfil motivacional com pontuação alta em motivação autônoma e baixa em na controlada e em desmotivação autorrelataram um engajamento cognitivo expresso por um uso mais elevado de estratégias metacognitivas, persistência e gerenciamento do tempo e do ambiente O contrário foi encontrado no perfil cujos estudantes tiveram escores altos em desmotivação Os resultados são discutidos em relação às teorias abordadas e suas implicações educacionais são levantadas | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Autonomous motivation has been associated with better academic outcomes such as cognitive engagement in classroom tasks when compared with controlled motivation The aim of this study was to identify relationships between adolescent students’ motivational profiles to carry out math homework with the use of learning strategies as cognitive engagement Besides Self-Determination Theory (SDT) as main framework the study explored current literature about cognitive engagement Participants were 513 seventh and eighth grades students from public schools in northern Paraná Data were collected through a 34 items Lykert-type scale Cluster analysis revealed a four groups model as the best fit for the sample, suggesting that there were four distinct profiles: (a) students with moderate levels of both autonomous motivation and controlled but high levels of amotivation, (b) students with low levels of both autonomous and controlled motivations but high levels of amotivation, (c) students with high scores in autonomous motivation and low levels of both controlled motivation and amotivation, and (d) students with moderate levels of both autonomous and controlled motivation and low in amotivation Results indicated that students with motivational profile characterized by high scores in autonomous motivation and low in both controlled motivation and amotivation self-reported more cognitive engagement expressed by a higher use of metacognitive strategies, persistence, and time and study environment management The opposite was found in the profile whose students scored high on amotivation Results were discussed in light of SDT and educational implications were drawn | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Educação | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational psychology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Motivation in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Título: dc.title | Perfis motivacionais e engajamento de adolescentes nas tarefas escolares em casa | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: