Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Contani, Miguel Luiz [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Emerson dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Rosane Fonseca de Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Barizon Filho, Antonio Lucio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:54:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:54:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12841 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976830 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória realizada para aclarar o percurso do desenvolvimento de um infográfico ilustrativo, com observação da transposição de linguagens considerada indispensável para a construção do efeito imagético requerido pela significação a ser construída O estudo propõe uma análise do movimento de tradução intersemiótica, quando realizado simultaneamente ao ato de identificar e integrar elementos tais como intervalos temporais, deslocamento, mutação, espaço, ambientação, abstração e significação, e de avaliar a produção visual conseguida e a sustentação que ela oferece para a leitura do conteúdo Considerando a imagem como o elemento principal e com a maior carga de informação na infografia ilustrativa, propõe-se um mapa de percurso que conjugue as técnicas e conhecimentos levantados, de modo a determinar um procedimento esclarecido que ofereça recursos para o aprimoramento do processo comunicacional e oriente as decisões visuais na criação deste tipo de manifestação Os dados são provenientes de produções dos campos da arte e da infografia, em especial a jornalística, e as fundamentações teórica e metodológica partem dos conceitos e práticas da tradução intersemiótica, conforme enunciados por Julio Plaza e outros autores na concepção de comunicação visual inspirada na teoria dos signos de Charles S Peirce Os resultados permitem afirmar que a compreensão clara do processo de tradução intersemiótica operada ao longo do desenvolvimento de um infográfico ilustrativo é a base para uma eficiente emissão da informação e componente vital para a compreensão do conteúdo, ao passo que o conhecimento da linguagem e suas funções fornece as ferramentas necessárias para que os dados levantados sejam traduzidos visualmente pelo designer | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work presents the results of an exploratory research aimed to cover the development of an illustrative infographic, with observation focused on how the transposition of languages is performed, as an act deemed indispensable to the construction of the imagery effect required to accomplish signification The study proposes an analysis of the steps in intersemiotic translation, when performed simultaneously with the act of identifying and integrating elements such as time intervals, displacement, mutation, space, ambience, abstraction and signification, and of evaluating the visual production achieved and the support it offers for content reading Considering the image as the main element and with the largest information load in the illustrative infographic, a route map that combines the techniques and knowledge raised is proposed, in order to determine a path planning that provides resources to improve the communication process and orient visual decisions for the creation of this type of expression The data come from productions in the fields of art and infography, particularly journalistic, and the theoretical and methodological procedures convey concepts and practices of intersemiotic translation as defined by Julio Plaza and other authors using Charles S Peirce’s theory of signs in the conception of visual communication The results allow us to state that a clearer understanding of the process of intersemiotic translation performed along the development of an illustrative infographic is the basis for effective information handling and a vital resource for understanding content, while knowledge of the language and its functions provides the tools needed for the collected data to be translated into visuals by the designer | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language | - |
Título: dc.title | Transposição de linguagens no desenvolvimento da infografia ilustrativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: