Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Carlos Eduardo [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Andery, Maria Amália Pie Abib | - |
Autor(es): dc.contributor | Gil, Silvia Regina de Souza Arrabal | - |
Autor(es): dc.creator | Salgado, Rodrigo Cruvinel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:54:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:54:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10841 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976792 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo foi investigar o papel exercido pelo tipo de reforçador empregado nos efeitos de uma história recente e remota sobre o desempenho de humanos em FI Participaram do estudo 12 universitários A tarefa consistiu em clicar o botão do mouse com o cursor sobre um botão que aparecia na tela de um computador Os participantes foram distribuídos em quatro grupos experimentais: os participantes dos Grupos 1 e 3 foram expostos a seguinte seqüência de esquemas de reforço: FR – DRL – FI, enquanto os dos Grupos 2 e 4 foram expostos aos esquemas: DRL – FR – FI Foram realizadas de quatro a treze sessões em cada esquema de reforço Cada sessão durava 15 minutos A cor do botão de resposta era diferente para cada contingência de reforço programada Para os participantes dos Grupos 1 e 2 foi utilizado como conseqüência para o responder, pontos trocados por dinheiro e para os dos Grupos 3 e 4 foi utilizado como conseqüência apenas pontos Os resultados indicaram que quando o tipo de reforço foi pontos trocados por dinheiro, o desempenho em FI foi afetado mais pela história recente, quer tenha sido de FR ou de DRL Quando o tipo de reforço foi pontos apenas, a história de DRL pareceu exercer um efeito preponderante, quer ela tenha sido parte de uma história recente ou remota Esses resultados sugerem que o tipo do reforçador empregado pode afetar o efeito da história comportamental sobre o responder em FI em humanos e que a manipulação do tipo de reforço pode contribuir para lançar luz a questões que dizem respeito à discrepância de desempenho de humanos e não-humanos sob esquemas de reforço | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The goal was to determine the role of reinforcement type on the effects of recent and remote history on FI performance in humans Twelve university students participated in the study The task required participants to use a computer mouse to click on a key stimulus that was shown on a computer screen The participants were divided into four experimental groups Groups 1 and 3 were trained on FR – DRL – FI reinforcement schedules and Groups 2 and 4 on DRL – FR – FI Participants were trained on each reinforcement schedule for a minimum of three and a maximum of 13 sessions lasting 15 min each The color of the key stimulus was different for each of the reinforcement schedules Groups 1 and 2 were reinforced with points that could be later exchanged for money and Groups 3 and 4 were only reinforced with points Performance during the FI was affected by the recent history (FR or DRL) when reinforcement points could be exchanged for money However, performance during the FI was mainly affect by the DRL history (recent or remote) when points were used as reinforcement These results suggested that reinforcement type may affect the effects of behavioral history on FI responding and that the manipulations of reinforcement type may provide additional evidence that can be used to explain discrepancies observed between the behavior of human and non-humans trained on FI schedules of reinforcement | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Análise do Comportamento | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reforço (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavioral evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reinforcement (Psychology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavior (Psychology) | - |
Título: dc.title | Efeitos da história recente e remota sobre o responder subseqüente em FI com humanos : o papel do tipo de reforçador empregado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: