Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Haydu, Verônica Bender [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Martone, Ricardo Corrêa | - |
Autor(es): dc.contributor | Melo, Camila Muchon de | - |
Autor(es): dc.creator | Camargo, Julio César de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:53:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:53:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15176 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976761 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: No presente estudo, microssociedades de laboratório foram utilizadas com o objetivo de avaliar os efeitos de alertas escritos, parâmetros quantitativos e feedbacks sobre o comportamento de extração de recursos, bem como a transmissão entre indivíduos e a manutenção em longo prazo desse padrão comportamental O procedimento consistiu na aplicação de uma versão computadorizada do jogo Dilema dos Comuns¸ havendo a troca periódica de participantes Participaram do estudo 31 estudantes universitários, que foram distribuídos em cinco grupos A quantidade de participantes em cada grupo variou de acordo com o número de estudantes que compareceram às sessões ou de acordo com o número de rodadas que levaram para finalizar o experimento Analisou-se a quantidade de recursos extraídos individualmente e pelo grupo a cada rodada e as respostas verbais dos participantes ao instruírem os novatos Os resultados mostraram que as variáveis manipuladas foram efetivas para a redução em curto prazo da quantidade de recursos extraídos Uma análise mais detalhada mostrou que uma combinação de fatores, tais como características individuais, história experimental e qualidade das instruções, foi importante para a recuperação e manutenção dos recursos em longo prazo Os dados obtidos podem servir como subsídio para se pensar em pesquisas aplicadas, intervenções e políticas públicas ligadas à preservação de recursos naturais e à sustentabilidade | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In the present study, laboratory microsocieties were used to evaluate the effects of written warnings, quantitative parameters and feedbacks on the resource extraction behavior, as well as transmission between individuals and the long-term maintenance of this behavioral pattern The procedure consisted of a computerized version of a Commons Dilemma game¸ having periodic exchange of participants Participants were 31 college students, distributed into five groups The number of participants in each group varied according to the number of students who attended the sessions or according to the number of trials they took to complete the experiment It was analyzed the amount of resources extracted individually and by group every trial and the verbal responses of participants to instruct newcomers The results showed that the manipulated variables were effective to reduce the amount resources extracted in short term A more detailed analysis showed that a combination of factors such as individual characteristics, experimental history and quality of instructions, were important for the recovery and long-term maintenance of resources The data obtained can serve as a subsidy to applied research, interventions and public policies related to the natural resources conservation and sustainability | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Análise do Comportamento | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia aplicada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavioral analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Play | - |
Palavras-chave: dc.subject | Applied psychology | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento sustentável : uma análise experimental do comportamento de extração de recursos em microssociedades de laboratório | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: